10 filmes a não perder em 2017

Algumas destas produções ainda não estrearam e entre os listados estão várias promessas para os Óscares.

O ano de 2017 promete e os filmes que entram em cartaz entre janeiro e dezembro cobrem os vários géneros cinematográficos. Alguns destes já receberam ovações, distinções e são fortes candidatos na corrida aos Óscares.

Conheça estes 10 filmes que se destacarão no cartaz em 2017:

Manchester à Beira Mar, de Kenneth Lonergan

Estreou esta semana nos cinemas e a história gira em torno de Lee Chandler (Casey Affleck), um homem regressa à sua cidade natal depois de descobrir que seu irmão faleceu e o designou como tutor do filho. Aos poucos, vê-se forçado a tornar-se um pai para o sobrinho que ficou órfão e a envolver-se na resolução de segredos trágicos do seu passado. É um drama emotivo, que trata de sacrifício e da esperança no ser humano.

A obra já recebeu distinções na 82ª edição do Círculo de Críticos de Filmes de Nova Iorque, onde Casey Affleck recebeu o prémio de Melhor Ator pelo seu papel. O elenco integra ainda Michelle Williams, Kyle Chandler e Lucas Hedges.

O filme estreou esta semana nas salas do país.


Moonlight, de Barry Jenkins

Este é um filme independente que já tem feito furor no perímetro dos festivais de cinema. “Moonlight” é sobre a jornada de Chiron, um jovem negro, nos Estados Unidos. A história divide-se em três atos que acompanham o seu crescimento: criança, adolescente e adulto.

Em criança, Chiron vive um conflito interno enquanto tenta entender sua própria identidade e sexualidade, sofrendo bullying na escola. Durante a adolescência é atormentado pela própria dúvida sobre si mesmo. E acaba por se tornar num adulto frio e fechado.

A produção conduzida por Barry Jenkins demorou oito anos a ser realizada e há quem diga que talvez consiga romper o padrão de produções similares (como “Boyhood”, de Richard Linklater), tornando-se em algo singular. No elenco destacam-se Trevante Rhodes, Ashton Sanders, Alex Hibbert, André Holland, Jharrel Jerome, Jaden Piner, Janelle Monáe, Naomie Harris, Mahershala Ali e Patrick Decile.

O filme tem estreia marcada para Portugal a dia 2 de fevereiro.


La La Land – Melodia do Amor, de Damien Chazelle

O musical “La Land” com Emma Stone e Ryan Gosling lidera as nomeações no cinema. A história centra-se no par, a aspirante a atriz Mia (Emma Stone) e o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling), que se conhecem e se apaixonam perdidamente, desde que se veem. No entanto, esse amor passa por várias provações, e o casal tenta dar certo enquanto lutam pelos seus sonhos artísticos.

O elenco integra ainda J. K. Simmons, John Legend, Finn Wittrock, Callie Hernandez, Rosemarie DeWitt e Meagen Fay.

O filme recebeu o prémio da Critics’ Choice Movie Award na categoria de Melhor Filme. Recebeu ainda diversas nomeações para os Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator para Gosling, Melhor Atriz para Stone, Melhor Argumento e Melhor Banda Sonora. Estreia no próximo dia 26 de janeiro em Portugal.


Silêncio, de Martin Scorsese

O filme recai sobre dois padres jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver), que viajam até o Japão durante um período em que o catolicismo foi banido. À procura do mentor deles, os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar toda e qualquer influência externa.

No elenco estão Andrew Garfield, Liam Neeson, Adam Driver, Ciarán Hinds, TadanobuAsano, RyoKase e ShinyaTsukamoto.

O filme estreia no próximo dia 19 de janeiro nas salas portuguesas.

Jackie, de Pablo Larraín

Nesta fase da história, Jaqueline Kennedy (Natalie Portman) fica inesperadamente viúva do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Este é um retrato fascinante da ex-primeira-dama, com momentos de descontrolo, de desafio e de fragilidade, onde Jackie confunde com o seu luto. Tem instantes de profunda futilidade e outros onde transborda dignidade.

O drama biográfico é do realizador chileno Pablo Larraín e escrito por Noah Oppenheim. Natalie Portman, Peter Sarsgaard, Greta Gerwig e Billy Crudup dão vida às personagens.

A estreia de “Jackie” em Portugal está prevista para dia 9 de fevereiro e a imprensa especializada no setor encaminha o filme para os Óscares. A produção já arrecadou o prémio de melhor argumento no Festival de Veneza.


Blade Runner 2049, de Denis Villeneuve

A história passa-se 30 anos depois do filme anterior (de 1982) e formata-se como uma espécie de extensão da primeira produção. O novo Blade Runner, o polícia K (Ryan Gosling) encontra-se à procura de Rick Deckard (Harrison Ford), após ter descoberto um segredo que poderá deixar a cidade no caos.

O elenco conta ainda com Robin Wright, Dave Bautista, Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Carla Juri, Mackenzie Davis, Barkhad Abdi, David Dastmalchian, Hiam Abbass, Lennie James e Jared Leto.

O filme é produzido por produzido por Ridley Scott e estreia no dia 5 de outubro em Portugal.


The Zookeeper’s Wife, de Niki Caro

Conta a história da mulher e mãe que se tornou na heroína de centenas de pessoas durante a II Guerra Mundial. Antonina Żabiński e o seu marido, Jan, eram funcionários do Jardim Zoológico de Varsóvia quando o exército nazi invadiu a Polónia, em 1939. Parte do zoo foi destruído e muitos animais mortos, mas o casal permaneceu no local. Como membros da resistência, passaram a utilizar as instalações para esconder judeus.

Os principais atores são Jessica Chastain, Daniel Brühl, Iddo Goldberg, Michael McElhatton e Anna Rust.

A data de lançamento nos Estados Unidos está marcada para dia 31 de março de 2017 e ainda não há uma estreia oficial assinalada para Portugal.


T2: Trainspotting, de Danny Boyle

O elenco original do filme Trainspotting (1996) volta a aparecer reunido na sequela de Danny Boyle. Vinte anos depois, o grupo de amigos toxicodependente de Edimburgo reencontra-se e decide investir no ramo da pornografia.

O filme junta nos principais papéis Ewan McGregor, Jonny Lee Miller, Robert Carlyle, Kelly Macdonald e Ewen Bremner.

O filme Estreia no dia 2 de fevereiro nos cinemas.

Star Wars: Episodio VIII, de Rian Johnson

Está a ser produzido pela Disney-Lucasfilm e os novos membros do elenco incluem Benicio Del Toro, Laura Dern e Kelly Marie Tran. Ainda não existe nenhum trailer oficial, aliás o filme está em fase de pós-produção.

Prevê-se que estreie em dezembro de 2017.

Split, de M. Night Shyamalan

  1. Night Shyamalan está de regresso com um thriller sobre Kevin, um homem (interpretado por James McAvoy) que tem 23 personalidades, que consegue alterar quimicamente. Algumas dessas facetas são muito perigosas e um dia, Kevin rapta três adolescentes que vão conhecendo as suas várias personalidades.

O filme conta com James McAvoy, Anya Taylor-Joy e Betty Buckley nos principais papéis.

Em Portugal, o filme tem data de estreia apontada para fevereiro de 2017.


Tudo o que precisa num único espaço