25 curiosidades sobre “Terry O’Neill – Faces of the Stars”

Conheça melhor o autor por detrás das 50 fotografias que pode conhecer na exposição que marca a 6.ª edição do projeto A Arte Chegou Ao Colombo.

Até 28 de setembro, as maiores estrelas do mundo do cinema, música e moda vão estar na praça central do Colombo. É a exposição de fotografia de Terry O’Neill, um dos mais conhecidos fotógrafos contemporâneos cuja fama se mantém desde os anos 60.

Sobre a sua duradoura carreira, damos-lhe a conhecer 25 curiosidades que poucas pessoas sabem sobre o fotógrafo, os seus retratos e a exposição:

  1. De todas as fotografias que tirou, apenas três saxofonistas enfeitam as paredes da sua casa em Battersea, Londres – Miles Davis, Charlie Parker e Dizzy Giilespie.
  2. O’Neill sentiu-se intimidado na primeira vez que conheceu Frank Sinatra. O ator e cantor estava acompanhado pelos seus guarda-costas e pelo seu duplo. Ainda assim, o fotógrafo conseguiu uma foto deste momento.
  3. O’Neill tem um arquivo de mais de 3000 negativos de Frank Sinatra. Fotografou-o por mais de 30 anos.
  4. O’Neill faz 79 anos a 30 de julho, data em que a exposição “Faces os the Stars” está patente no Centro Colombo.
  5. O’Neill costumava andar com cartas de Richard Burton, Elizabeth Taylor e outros artistas. Eram recomendações que lhe facilitavam o acesso às estrelas. Foi Ava Gardner – na altura mulher de Sinatra – que recomendou O’Neill ao cantor.
  6. Foi casado com a atriz Faye Dunaway. Do casamento ficou a conhecida fotografia “post-oscar breakfast”, que retrata a manhã seguinte à atriz ter ganho o Óscar de melhor atriz pelo filme Network. Na fotografia, Terry O´Neill quis captar um olhar de confusão atordoado, o estado de choque total em que mergulham os vencedores dos Óscares ao perceberem que as suas vidas mudaram para sempre.
  7. O seu casamento com Dunaway terminou em 1978 e O’Neill admite que nunca devia ter casado com uma estrela, por ser algo que leva a que se seja julgado, algo que o fotógrafo evita, já que prefere esconder-se atrás da câmara, para evitar a luz da ribalta.
  8. Do casamento com Faye Dunaway teve três filhos e mantém contato com um deles, o ator Liam Dunaway O’Neill.
  9. Para O’Neill, as supermodelos dos anos 60 foram as melhores musas que podia ter tido pois a sua fama é imortal contrariamente ao que se verifica nos dias de hoje.
  10. O’Neill arrepende-se de nunca ter fotogradado Marylin Monroe. Em entrevista disse que “Os relações públicas e agentes mataram as fotografias dos atores de cinema e nunca ninguém vai fazer algo como eu fiz porque ninguém consegue chegar tão perto dos artistas”.
  11. Pegou pela primeira vez numa câmara fotográfica aos 20 anos, quando começou a trabalhar na unidade de fotografia do aeroporto de Heathrow.
  12. Até ter arranjado este trabalho, O’Neill nunca tinha pensado em ser fotógrafo: queria ser baterista numa banda de jazz e para arranjar dinheiro, candidatou-se a comissário de bordo, mas acabou por arranjar emprego como fotógrafo.
  13. O seu primeiro trabalho num jornal foi conseguido graças a uma fotografia que tirou acidentalmente à secretária de Rab Butler, enquanto ela dormia numa sala de espera.
  14. Foi o primeiro fotógrafo a ter uma fotografia de uma banda publicada num jornal. Foi a fotografia dos Beattles, quando ainda estavam em ascensão, tirada durante a gravação do album Please Please Me, o jornal esgotou naquele dia.
  15. Depois do sucesso com a foto dos Beatles, o editor do jornal pediu a O’Neill para encontrar outra banda. O fotógrafo escolheu os Rolling Stones, mas o editor achou a banda horrivel, dizendo que pareciam “mostros pré-históricos”.
  16. Em entrevista ao Telegraph, O’Neil contou que nenhum das atraentes mulheres que fotografou se achavam atraentes. Ana Garnder e Michelle Pfeiffer foram algumas delas.
  17. O’Neill não coleciona trabalhos de outros fotógrafos, por pensar que aquelas poderiam ter sido fotos feitas por ele.
  18. O’Neill captou o momento em que David Bowie e Elizabeth Taylor se conheceram. Na fotografia, o casal partilha um cigarro.
  19. O’Neill demorou 30 anos até divulgar a fotografia de Raquel Lunch crucificada. A atriz confessou ao ator que seria crucificada a vida toda por ter usado aquele biquini no filme “One Million Years BC”, em 1966, ao que Terry respondeu “então vamos a isso”. Contudo, o fotógrafo adiou 30 anos até a publicar, por prever a polémica moral que geraria, por ser católico.
  20. Os visitantes têm 1274 horas para ver a exposição, isso porque são 91 dias, 14 horas por dia – das 10h às 24h.
  21. Para montar a exposição “Faces of the Stars” foram precisas 10 pessoas: cinco para a estrutura, duas para eletrificação e letras, equipa de dois arquitetos e uma produtora executiva.
  22. A exposição no Centro Colombo demorou seis dias a ser montada.
  23. Uma vez que a estrutura onde se encontra a exposição é aberta, ou seja, não tem cobertura, e se encontra na Praça Central do centro, mesmo abaixo de uma claraboia, foi importante garantir que não existia radiação UV no espaço que pudesse danificar as fotografias.
  24. Para segurança e conservação das fotos, durante a exposição a temperatura da Praça Central está sempre estável, entre os 21 e os 22 graus e o nível de humidade está relativamente seco, a cerca de 40%.
  25. A exposição conta com 50 fotografias de Terry O’Neill. A grande maioria das obras nunca antes foi exposta em Portugal.

Tudo o que precisa num único espaço