5 regras básicas para tirar boas fotografias

Quem as aponta é a fotografa Isabel Saldanha, responsável pelo ciclo de workshops de fotografia do Centro Colombo.

Já começou o ciclo de workshops de fotografia do Centro Colombo, no âmbito da exposição de fotografia Terry O’Neil – “Faces of the Stars”. O primeiro – sobre reportagem fotográfica – aconteceu na passada quinta-feira, 11 de agosto.

Isabel Saldanha, a fotógrafa que está à frente destes workshops, esclareceu na apresentação desta primeira sessão que os vários momentos do ciclo não vão incidir sobre técnica fotográfica, mas sobre o domínio estético que, segundo a própria, é o mais difícil para quem gosta de fotografar.

Quisemos saber quais são as principais regras estéticas que todos devemos ter em conta na hora de fotografar e Isabel Saldanha apontou as mais importantes. Conheça as cinco regras estéticas que deve ter em conta, segundo a fotografa:

Foque sempre os olhos

“Esta é uma regra indispensável em qualquer retrato fotográfico”. Tanto o é, que foi um dos pontos referidos durante o workshop de reportagem fotográfica.

Fotografia tem que ver com proximidade

Só assim se consegue uma boa foto, diz Isabel Saldanha. “Se uma pessoa tem medo das pessoas, não deve seguir esta carreira.”

Comunique através das suas fotos

“Para comunicar através das suas imagens, o fotografo tem de comunicar com as pessoas, portanto, tem de haver empatia e diálogo com as pessoas, bem como com as coisas fotografadas”

Um fotógrafo tem de se mexer

“É indispensável que o fotografo se mexa, para ter vários ângulos sobre a mesma coisa, seja de cima, de baixo ou contornando o objeto e interagindo com o mesmo”

Fotografe como se estivesse a manusear um rolo

“Hoje em dia, por terem muitos gigas na máquina, as pessoas são muito impulsivas no ato de fotografar”, diz Isabel Saldanha, que acha que se deve fazer de conta que se tem um rolo, e não uma máquina digital: “assim assimilam um bocadinho a ideia de que aquilo é um ultimato à sua fotografia, só para se dedicarem mais e focarem-se. Porque quando as pessoas estão mais focadas, as coisas resultam melhor – esta é uma perspetiva que me interessa, a de ter ali a responsabilidade de ter de pensar e enquadrar o momento, de modo a conseguir a melhor fotografia”

Todos os workshops são gratuitos e destinados a quem tenha interesse na arte de fotografar e queira melhorar os seus conhecimentos nesta matéria. O próximo workshop – sobre retrato –acontece a 2 de setembro e os dois últimos, sobre Phone Photography, a 7 e 21 de setembro.

Tudo o que precisa num único espaço