As primeiras viaturas motorizadas dos bombeiros

Entre 21 de fevereiro e 2 de março vão estar expostas na Praça Central as primeiras viaturas motorizadas do Regimento de Sapadores Bombeiros, que combateram incêndios em Lisboa no início do século XX.

O Centro Colombo vai ser palco de um regresso ao passado: até dia 2 de março a Praça Central recebe uma exposição inédita das primeiras viaturas motorizadas dos bombeiros. Estes exemplares raros fazem parte do espólio do Regimento de Sapadores Bombeiros e estiveram ao serviço da cidade de Lisboa no início do século XX.

Entre estas peças representativas da uma nova etapa tecnológica – a motorização dos meios de socorro – poderá encontrar veículos históricos como um Brasier, de 1906, um Zust, de 1908, ou um Mercedes-Benz, de 1931. A exposição integra ainda uma Bomba a Vapor Shand, Manson & Co., do final do séc. XIX, antecessora mecânica das viaturas motorizadas.

As viaturas que estarão em exibição no Centro Colombo fazem parte dos equipamentos do Regimento de Sapadores Bombeiros patentes na exposição “Há Fogo! Há Fogo! Acudam, acudam!”, em exibição no Picadeiro Real, antigo edifício do Museu Nacional dos Coches, em Belém. Esta exposição apresenta várias viaturas e equipamentos dos finais do século XVIII ao início do século XX, do acervo do Regimento de Sapadores Bombeiros/Câmara Municipal de Lisboa.

Não perca a oportunidade de ver ao vivo com toda a família esta exposição única!

Tudo o que precisa num único espaço