Ideias inovadoras: Encontre-as no Centro Colombo

Dia 21 de abril, a partir das 10h, a Praça Central do Centro Colombo torna-se novamente palco da 10.ª edição da Feira Ilimitada de Lisboa, um encontro de alunos do ensino secundário que vêm mostrar projetos inovadores desenvolvidos nas escolas. Este ano são esperados mais de 250 jovens, de 50 mini empresas. 

Selecionadas por um grupo de jurados provenientes de grandes firmas, as equipas passam depois para a final nacional do programa “A Empresa”, que distinguirá em maio, a melhor mini empresa nacional de 2016/2017. O passo seguinte é representar Portugal na competição internacional de jovens empreendedores europeus (JA Europe Company of The Year Competition), que decorre de 11 a 13 de julho em Bruxelas.

O ano passado os grandes vencedores nacionais foram o João Silva (18 anos), o Marco Cunha (17 anos), o Ruben Patrício (18 anos) e o Ruben Sousa (18 anos), alunos da ATEC (Advanced Technology Education Center), de Palmela, que formaram a equipa Dynamic Ride. Os quatro alunos do curso de Eletrónica, Automação e Comandos conceberam o Go Safety, cujo objetivo é melhorar a segurança dos motociclistas e ciclistas através de uma câmara que permite ter uma visão traseira da via. Para tal criaram um dispositivo composto por um ecrã, uma câmara com sensores ultra sónicos e um GPS, que além de outras funcionalidades consegue enviar uma mensagem de emergência, em caso de acidente. Já a bateria tem a duração de seis horas, mas a equipa tem previsto a inclusão de um dínamo nas rodas para incrementar a sua autonomia. Um projeto que, a nível europeu, ficou em segundo lugar no prémio de inovação. Conselhos para quem participa este ano? “Têm que acreditar mesmo no vosso projeto! Nós acreditámos e continuamos a acreditar”. Um ano após o concurso, João Silva está de viagem marcada para a Alemanha onde vai estudar e trabalhar na Siemens. Marco Cunha e Ruben Patrício estão a terminar o curso de especialização e Ruben Sousa já está lançado no mercado de trabalho na área das telecomunicações.

Outras notícias

Artigos Relacionados
Coluna portátil Denon Envaya
5 colunas para levar a música consigo para a praia

5 colunas para levar a música consigo para a praia

Se para uns é uma praga, para outros levar música e partilhá-la com o mundo é indispensável. Há modelos de colunas portáteis para todos os gostos, e que pode levar para a praia.
VR Samsung
5 presentes para doidos por gadgets

5 presentes para doidos por gadgets

Lembra-se do “Regresso ao Futuro II”? Bem… a hoverboard não voa, mas é uma mistura entre o skate e a segway e o equilíbrio é mantido por um conjunto de sensores. Este meio de transporte é inspirado no filme de ficção científica de 1989 e dará um excelente presente de Natal para quem gosta de … Continua
5 regras básicas para tirar boas fotografias
5 regras básicas para tirar boas fotografias

5 regras básicas para tirar boas fotografias

Quem as aponta é a fotografa Isabel Saldanha, responsável pelo ciclo de workshops de fotografia do Centro Colombo.
Máquina Fotográfica FUJIFILM Instax Mini 70, 132,56€
7 presentes para pais fãs de tecnologia

7 presentes para pais fãs de tecnologia

Se não sabe o que oferecer no Dia do Pai ao seu, que é um aficionado por tecnologia, não se preocupe que não vai fazer má figura. Deixamos uma seleção de gadgets como sugestão.
featured
As melhores Apps para aproveitar o wifi em todo o Colombo

As melhores Apps para aproveitar o wifi em todo o Colombo

Já há internet gratuita em todos os cantos do Centro. Veja aqui quais são as aplicações que tem mesmo de ter no seu smartphone da próxima vez que for às compras.
Computador 2 em 1 - ASUS Transformer Book
Dez gadgets obrigatórios para universitários

Dez gadgets obrigatórios para universitários

Estes aparelhos serão os melhores aliados do estudante. Há computadores que se transformam em tablets, calculadoras científicas e relógios que enviam e recebem mensagens. Fique a conhecer as nossas sugestões.