A DIVINA COMÉDIA POR CUCA ROSETA

Foi no passado dia 1 de outubro que o Centro Colombo celebrou o Dia Mundial da Música com um espetáculo único.

O grande desafio de Cuca Roseta: uma viagem musical do “Inferno ao Paraíso” teve lugar na Praça central e foi o encerramento ideal para a 5ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”.

Partindo da exposição “A Divina Comédia de Salvador Dalí” – que teve mais de 170.000 visitas em 3 meses e meio – a artista construiu um concerto que espelhasse a sua própria interpretação desta temática. Assim, surgem três blocos distintos – com quatro músicas em cada um – num retrato musical do Inferno, Purgatório e Paraíso que pretenderam  transportar o público para cada um destes universos fictícios.

Cuca Roseta percorreu os vários mundos dentro do mesmo concerto, como se estivesse a passar por cada um deles: a música clássica estará presente no Paraíso pela sua cadência e beleza melódica; o fado acompanhou o Purgatório, pela indecisão temática e a exaltação da alma; por fim, o estilo pop ilustrarou o Inferno, por ser mais forte e musicalmente mais intenso.

Questionada sobre qual o maior desafio desta sua criação musical, a artista comentou: “penso que o maior desafio será o final, ver as peças todas juntas no terreno. Cada bloco musical é surpreendente e sinto que dei mais de mim em mundos que não conheço. Será fascinante transportar tudo para a imensidão da Praça Central do Centro Colombo.”

Este espetáculo contou com a participação especial do pianista Júlio Resende – cujo último albúm “Amália por Júlio Resende” tem merecido rasgados elogios nacional e internacionalmente – e conta com a participação de músicos bastante reconhecidos nas áreas do Fado, Música Clássica e Pop/Rock.

A coreografia dos bailarinos que acompanharam a interpretação de Cuca Roseta foi dirigida por Pedro Borralho – que já colaborou com programas como Dança Comigo (RTP1), Achas que Sabes Dançar (SIC) e Dança com as Estrelas (TVI) – que se fez acompanhar de um corpo de 5 bailarinos.

 

Publicação
05 de Outubro de 2015
Categorias
Notícias
Partilhar