Catarina Gentil (1998, Portugal) estudou Artes Plásticas, com especialização em escultura, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto finalizando o curso como a aluna com a melhor média final, em 2020. Em 2021, foi estagiária no Museu de Arte Moderna Peggy Guggenheim, em Veneza, e atualmente trabalha para a RAMA Studios.
Acredita que fazer e partilhar arte é um processo de, não apenas visualizar, mas de sentir, compreender e refletir as interligações entre o mundo, os outros, e nós próprios. Guiando-se por conceitos como a memória, a natureza, o doméstico e a condição humana, desenvolve um trabalho com o objetivo de realçar as pequenas e belas normalidades da vida. Normalidades que, apesar de aparentemente insignificantes, são a dimensão onde é possível encontrar ecos das experiências dos outros. Uma memória individual que é, também, coletiva.
Com uma prática assente na ideia de ritual e gesto, trabalha a recontextualização de objetos já existentes, combinando-os com matérias (geralmente naturais), de modo a criar um diálogo simbólico entres as partes. Um corpo de trabalho com uma linguagem poética e inspirada na nossa relação com o mundo.