Margarida Alves

Biografia

O trabalho artístico de Margarida Alves tem um caráter interdisciplinar e incide sobre questões de cariz existencialista, que abrangem temas associados à Origem, Alteridade e Antropoceno.

É doutorada em Belas Artes (FBAUL, 2021) com o projecto “Matéria (In)tangível: Entre o infinitamente grande e o ínfimo que aprofunda”, financiado pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes. Fez o mestrado em Arte e Ciência do Vidro (FCTUNL & FBAUL, 2015), licenciaturas em Escultura (FBAUL, 2012) e Engenharia Civil (FCTUNL, 2005).

Matérias Diáfanas

‘Matérias Diáfanas’ parte de uma reflexão acerca das substâncias ínfimas que se imiscuem na atmosfera. É nesse corpo continuum que as sementes de flores silvestres, transportadas pela ‘mão do vento’, se confundem com as poeiras antropogénicas, vestígios de explorações mineiras e de metais pesados. As tentativas de rastreamento, desde a sua produção e consumo, até à decomposição no meio ambiente, tornam-se difíceis neste lugar dinâmico, onde a unidade da mistura constitui um corpo que penetra o mundo de forma quase imperceptível.

Parte I: Diversas cianotipias em larga escala formalizam uma ‘constelação’ de poeiras antropogénicas e sementes de dentes de leão que nascem espontaneamente nas áreas mais poluídas das cidades.

Todos os anos, quando as sementes brotam, colho-as durante meses. Uma parte é usada ​​para criação das cianotipias. A outra é colocada dentro de recipientes vidro cuja forma se altera escultoricamente à medida que colho mais sementes e poeiras em cada ano que passa.

Parte II: Mapeio visualmente as coordenadas GPS de operações de mineração a céu aberto. Concebo esculturas em cartão canelado (numa escala próxima do ser humano e inspiradas em maquetes da engenharia de minas). Recolho escórias, filmo e fotografo as águas contaminadas de minas abandonadas.

Ficha Técnica

Tipo – Instalação
Técnica – Construção; Impressão Fotográfica Analógica (cianotipia); Recolha/ Depósito de elementos naturais (sementes, escórias, poeiras antropogénicas); Registo Fotográfico/Vídeo
Dimensões – Variáveis (ajustáveis ao espaço expositivo em articulação com a equipa curatorial)