Mundus Imaginalis by Error-43

(…)
It is time to come together
It’s up to you, what is your pleasure?
Everyone around the world,
Come on!
(…)
Celebrations from Kool & The Gang
“Mundus Imaginalis” foi concebido no contexto da pandemia covid-19, que obrigou toda a humanidade a um confinamento social sem precedentes. A peça expressiva, que apela aos sentidos e à reflexão, assume-se como a celebração da vida em comunidade, sem envolver contato físico entre os visitantes.
A instalação de arte aérea “Mundus Imaginalis” apresenta-se como uma bola de espelhos que celebra o fim do confinamento, dos momentos que vivemos no multiverso das nossas realidades, repartidas entre as nossas casas, pensamentos e sonhos, que não tivemos oportunidade de partilhar na presença física de outros humanos. A peça de arte representa o sítio onde essas realidades se juntam de novo.
A instalação de arte consiste numa semiesfera tão leve que se encontra em constante deformação, um espetro de formas e luz, que existe sempre em movimento, um ser flutuante, que se acompanha do relaxante som que o material produz ao mover-se.
Para controlar, em parte, a fluidez do ar, estão instaladas ventoinhas que se ativam e desativam consoante um programa pré-definido, contando com as cores vívidas e padrões conceptuais nos ecrãs led instalados na cúpula e a particular refração produzida pelo material para gerar os mais diversos efeitos na Praça Central do Centro Colombo.
Os visitantes podem ver a sua imagem refletida e confundida quer com o meio ambiente, quer com a imagem dos restantes visitantes, criando um efeito ilusório, como um sonho em movimento, onde finalmente é possível celebrar, mais uma vez, a vida em comunidade
Uma forma geométrica semiesférica invertida, com 29 metros de diâmetro, projetada a partir de 10 pétalas, em paralelismo à comemoração dos 10 anos de Arte Chegou ao Colombo.
ERROR-43 é um coletivo multifacetado com sede em Lisboa, onde arquitetura, mecânica e tecnologia se encontram para criar artefactos que transformam o espaço e a nossa perceção dentro dele. A prática desenvolveu-se ao longo dos vários projetos e pesquisas que vêm a ser realizados desde 2015, envolvendo domótica, robótica, animação digital, fabricação digital, análise de dados, realidade virtual, biologia e cibernética.
Os membros do Error combinam projetos profissionais com projetos pessoais específicos, pesquisas que enriquecem o coletivo e exploram caminhos transversais de interação entre as diferentes disciplinas. O objetivo é criar estruturas espaciais imersivas que ampliam a nossa experiência mental.
ORGANIZAÇÃO: Centro Colombo
CURADORIA: State of the Art
CONCEITO & PRODUÇÃO EXECUTIVA: State of the Art
PROJETO DE INSTALAÇÃO DE ARTE AÉREA: Error-43