arrow_backarrow_forwardarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upbag-iconcalendarclockclosecogcoupon3FA37AC4-B042-4E97-8D38-B423484C5304mail-envelope-closedexternal-linkeye0FD0FF81-23FC-4DD4-8EB0-440DB49230D7facebookfeedback-likefeedback-simpleC8A9AC3D-2D6E-4A69-AC16-9B135FCBBA1BC8A9AC3D-2D6E-4A69-AC16-9B135FCBBA1Bgoogle_plusheart-iconE154FAFA-5BAB-47C9-B495-5E26A0684D4Eic-access-time-black-24-pxic-arrow-backic-arrow-nextic-instagram-black-24-pxic-map-black-24-pxic-phone-black-24-pxic-searchinstagramlistlocationmapmenu9F521724-7403-43D6-BAC1-5F75BCB2B889notification-activenotificationpinterestpowered_by_zomatosearchslider-arrowsmsstarstory-arrowsynctagtrash-removetwitteruser-iconuser-profilewishlistyoutubezoom-inzoom-out
LOTAÇÃO DO CENTRO COMERCIAL
EM ATUALIZAÇÃO Em atualização
ESPERAMOS POR SI Esperamos por si
PODEM EXISTIR RESTRIÇÕES Podem existir restrições
VISITE-NOS MAIS TARDE Visite-nos mais tarde
EM ATUALIZAÇÃO Em atualização
OCUPAÇÃO BAIXA Ocupação baixa
OCUPAÇÃO MÉDIA Ocupação média
OCUPAÇÃO ELEVADA Ocupação elevada
VER MAIS
Voltar

Mundus Imaginalis by Error-43

17/09/2020 a 31/10/2020

CLIQUE AQUI

A 10ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo” apresenta um formato inovador, ajustado à realidade provocada pela pandemia e com uma nova abordagem de apoio a artistas emergentes. Neste novo contexto, a tradicional exposição no Centro Colombo deu lugar a uma programação especial dividida em três grandes momentos, em comemoração do passado, do presente e do futuro: uma Retrospetiva Digital que reúne os conteúdos de todas as edições anteriores, uma Instalação de Arte Aérea na cúpula da praça central e um Prémio de Arte de apoio a artistas emergentes .

Instalação de Arte Aérea "Mundus Imaginalis" 

(…)

It is time to come together

It’s up to you, what is your pleasure?

Everyone around the world,

Come on!

(…)

Celebrations from Kool & The Gang

"Mundus Imaginalis" foi concebido no contexto da pandemia covid-19, que obrigou toda a humanidade a um confinamento social sem precedentes. A peça expressiva, que apela aos sentidos e à reflexão, assume-se como a celebração da vida em comunidade, sem envolver contato físico entre os visitantes. 

A instalação de arte aérea "Mundus Imaginalis" apresenta-se como uma bola de espelhos que celebra o fim do confinamento, dos momentos que vivemos no multiverso das nossas realidades, repartidas entre as nossas casas, pensamentos e sonhos, que não tivemos oportunidade de partilhar na presença física de outros humanos. A peça de arte representa o sítio onde essas realidades se juntam de novo.

A instalação de arte consiste numa semiesfera tão leve que se encontra em constante deformação, um espetro de formas e luz, que existe sempre em movimento, um ser flutuante, que se acompanha do relaxante som que o material produz ao mover-se. Para controlar, em parte, a fluidez do ar, estão instaladas ventoinhas que se ativam e desativam consoante um programa pré-definido, contando com as cores vívidas e padrões conceptuais nos ecrãs led instalados na cúpula e a particular refração produzida pelo material para gerar os mais diversos efeitos na Praça Central do Centro Colombo.

Os visitantes podem ver a sua imagem refletida e confundida quer com o meio ambiente, quer com a imagem dos restantes visitantes, criando um efeito ilusório, como um sonho em movimento, onde finalmente é possível celebrar, mais uma vez, a vida em comunidade

Uma forma geométrica semiesférica invertida, com 29 metros de diâmetro, projetada a partir de 10 pétalas, em paralelismo à comemoração dos 10 anos de Arte Chegou ao Colombo.

"Pensámos numa peça que representasse as nossas vidas ligadas à distância, os momentos passados a imaginar um mundo exterior que de repente nos estava inacessível."

ERROR-43

Biografia

ERROR-43 é um coletivo multifacetado com sede em Lisboa, onde arquitetura, mecânica e tecnologia se encontram para criar artefactos que transformam o espaço e a nossa perceção dentro dele. A prática desenvolveu-se ao longo dos vários projetos e pesquisas que vêm a ser realizados desde 2015, envolvendo domótica, robótica, animação digital, fabricação digital, análise de dados, realidade virtual, biologia e cibernética.

Os membros do Error combinam projetos profissionais com projetos pessoais específicos, pesquisas que enriquecem o coletivo e exploram caminhos transversais de interação entre as diferentes disciplinas. O objetivo é criar estruturas espaciais imersivas que ampliam a nossa experiência mental.

Conheça algumas imagens da Exposição

Ficha Técnica

ORGANIZAÇÃO: Centro Colombo

CURADORIA: State of the Art

CONCEITO & PRODUÇÃO EXECUTIVA: State of the Art

PROJETO DE INSTALAÇÃO DE ARTE AÉREA: Error-43

Anterior