arrow_backarrow_forwardarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upbag-iconcalendarclockclosecogcoupon3FA37AC4-B042-4E97-8D38-B423484C5304mail-envelope-closedexternal-linkeye0FD0FF81-23FC-4DD4-8EB0-440DB49230D7facebookfeedback-likefeedback-simpleC8A9AC3D-2D6E-4A69-AC16-9B135FCBBA1BC8A9AC3D-2D6E-4A69-AC16-9B135FCBBA1Bgoogle_plusheart-iconE154FAFA-5BAB-47C9-B495-5E26A0684D4Eic-access-time-black-24-pxic-arrow-backic-arrow-nextic-instagram-black-24-pxic-map-black-24-pxic-phone-black-24-pxic-searchinstagramlistlocationmapmenu9F521724-7403-43D6-BAC1-5F75BCB2B889notification-activenotificationpinterestpowered_by_zomatosearchslider-arrowsmsstarstory-arrowsynctagtrash-removetwitteruser-iconuser-profilewishlistyoutubezoom-inzoom-out
LOTAÇÃO DO CENTRO COMERCIAL
EM ATUALIZAÇÃO Em atualização
ESPERAMOS POR SI Esperamos por si
PODEM EXISTIR RESTRIÇÕES Podem existir restrições
VISITE-NOS MAIS TARDE Visite-nos mais tarde
EM ATUALIZAÇÃO Em atualização
OCUPAÇÃO BAIXA Ocupação baixa
OCUPAÇÃO MÉDIA Ocupação média
OCUPAÇÃO ELEVADA Ocupação elevada
VER MAIS
Voltar

Terry O’Neill. Faces of the Stars.

30/06/2016 a 28/09/2016

CLIQUE AQUI

A exposição “Terry O’Neill. Faces of the Stars” apresentou 50 das mais famosas obras do lendário fotógrafo britânico Terry O’Neill, que desde o início dos anos 60 dedicou a sua carreira a captar, com a sua câmara, as personalidades mais famosas do seu tempo, transformando-as em ícones.

Esta exposição foi um marco muito importante na arte do retrato de Terry O’Neill que, através de um estilo natural e informal, deu a conhecer, pela primeira vez, e com recurso a uma máquina fotográfica de 35mm, o lado mais emocional das estrelas da Música, do Cinema e da Moda que marcaram os anos 60 e 70. A exposição incluiu uma seleção das fotografias mais famosas de diversas individualidades, uma mostra inédita que incluiu  nomes mundialmente conhecidos como os de David Bowie (incluindo a capa do conhecido álbum Diamond), Bruce Springsteen, Amy Winehouse, Al Pacino, Tina Turner, Frank Sinatra, Brigitte Bardot, Ava Gardner, Jane Fonda, Harrison Ford, Clint Eastwood e, ainda, dos The Rolling Stones e dos The Beatles, entre outros. Momentos espontâneos privados, muitas vezes captados graças à relação pessoal que o fotógrafo teve com os seus protagonistas, tornaram essas imagens ao mesmo tempo icónicas e intimistas.

"Só tiro fotos de pessoas de quem gosto"

Terry O'Neill

Biografia

Terry O'Neill foi um dos fotógrafos mais importantes e as suas obras das mais colecionáveis a nível mundial. Em 2011, foi premiado com a Medalha da The Royal Photographic Society's Centenary em reconhecimento da sua contribuição significativa e sustentada relativamente à arte da fotografia. O seu trabalho faz parte da coleção permanente da National Portrait Gallery, em Londres.

Em cinco décadas, o trabalho de Terry O'Neill adornou capas icónicas de álbuns, posters de filmes e capas de revista. Hoje está presente em alguns dos locais de arte mais prestigiados do mundo, incluindo a National Portrait Gallery, em Londres. Reconhecido e recomendado por Michael Caine, amigo íntimo de Raquel Welch, e uma vez casado com a atriz americana vencedora do Oscar, Faye Dunaway, durante anos O’Neill esteve no epicentro do mundo das celebridades, durante a era dourada. Terry O’Neill é, sem dúvida, o fotógrafo mais famoso pelas suas icónicas imagens monocromáticas de artistas pop, incluindo os The Beatles, Eric Clapton e David Bowie.

Sonhava ser baterista de Jazz, mas descobriu desde muito cedo que a fotografia era a sua grande paixão. Foi o primeiro fotógrafo a captar imagens de bandas de música pop, como se uma revolução cultural se tratasse. Desde as primeiras fotografias dos The Beatles e dos The Rolling Stones, quando ainda eram desconhecidos em 1963, até às grandes lendas do Cinema de Hollywood dos anos 70 e 80, passando pelos maiores cantores de ópera, pela família real britânica e por líderes mundiais como Nelson Mandela e Winston Churchill, Terry O’Neill reuniu no seu espólio de registos fotográficos momentos únicos e intimistas que retrataram a vida de grandes estrelas mundiais. O’Neill tinha uma relação de amizade e proximidade com Frank Sinatra, tendo registado fotograficamente o artista, em diversos momentos (pessoais e profissionais), durante mais de 30 anos.

Terry O'Neill ilustrou a fama e os famosos de A a Z.

Conheça algumas imagens da Exposição

CONCERTO JORGE PALMA

No âmbito da exposição e para comemorar o Dia Mundial da Música (1 de outubro), o Centro Colombo recebeu um dos maiores artistas do panorama musical nacional: Jorge Palma. Para além de ter brindado os visitantes com os seus temas icónicos, o músico interpretou alguns dos maiores hits dos grandes músicos internacionais do século XX, fotografados e representados na exposição de “Terry O’Neill. Faces of the Stars”. “No Expectations” dos The Rolling Stones foi a música que abriu o concerto, que juntou mais de quatro mil pessoas na Praça Central e em todas as varandas que a circundam.  Além de temas icónicos como “I’m Only Sleeping” dos The Beatles, também foram tocadas as músicas mais conhecidas de Jorge Palma como “Dá-me Lume”, “Estrela do Mar”, “Frágil”, “Deixa-me Rir” e “Encosta-te a Mim”, contagiando o público com a sua energia e genialidade musical.

Para Jorge Palma, voltar a interpretar temas icónicos fê-lo reviver o início da sua carreira pelas ruas de Londres, “encarnando” vários artistas que vem interpretando há anos, com toda a sua dedicação. O concerto foi ainda acompanhado por milhares de pessoas num livefeed transmitido na página Facebook do Centro Colombo.

Número de Visitantes

Mais de 184.000 pessoas (em 3 meses de exposição).

Ficha Técnica

ORGANIZAÇÃO: Sonae Sierra / Centro Colombo

PARCERIA: Arthemisia Group,e Iconic Images

CURADORIA: Cristina Carrillo de Albornoz Fisac

EMBAIXADORA: Filomena Serras Pereira

CONCEITO & PRODUÇÃO: State of the Art

PROJETO DE ARQUITETURA: OTTOTTO

AGRADECIMENTOS: Ano Português do Cinema e do Audiovisual, British Council, Embaixada Reino Unido em Portugal, Fundação D. Luís I

Anterior
Próximo