Terry O’Neill. Faces of the Stars.

30/06/2016 a 28/09/2016

 

A exposição “Terry O’Neill. Faces of the Stars” apresentou 50 das mais famosas obras do lendário fotógrafo britânico Terry O’Neill, que desde o início dos anos 60 dedicou a sua carreira a captar, com a sua câmara, as personalidades mais famosas do seu tempo, transformando-as em ícones.

Esta exposição foi um marco muito importante na arte do retrato de Terry O’Neill que, através de um estilo natural e informal, deu a conhecer, pela primeira vez, e com recurso a uma máquina fotográfica de 35mm, o lado mais emocional das estrelas da Música, do Cinema e da Moda que marcaram os anos 60 e 70. A exposição incluiu uma seleção das fotografias mais famosas de diversas individualidades, uma mostra inédita que incluiu  nomes mundialmente conhecidos como os de David Bowie (incluindo a capa do conhecido álbum Diamond), Bruce SpringsteenAmy WinehouseAl PacinoTina TurnerFrank SinatraBrigitte BardotAva GardnerJane FondaHarrison FordClint Eastwood e, ainda, dos The Rolling Stones e dos The Beatles, entre outros. Momentos espontâneos privados, muitas vezes captados graças à relação pessoal que o fotógrafo teve com os seus protagonistas, tornaram essas imagens ao mesmo tempo icónicas e intimistas.

“Só tiro fotos de pessoas de quem gosto”

Terry O’Neill

Terry O’Neill foi um dos fotógrafos mais importantes e as suas obras das mais colecionáveis a nível mundial. Em 2011, foi premiado com a Medalha da The Royal Photographic Society’s Centenary em reconhecimento da sua contribuição significativa e sustentada relativamente à arte da fotografia. O seu trabalho faz parte da coleção permanente da National Portrait Gallery, em Londres.

Em cinco décadas, o trabalho de Terry O’Neill adornou capas icónicas de álbuns, posters de filmes e capas de revista. Hoje está presente em alguns dos locais de arte mais prestigiados do mundo, incluindo a National Portrait Gallery, em Londres. Reconhecido e recomendado por Michael Caine, amigo íntimo de Raquel Welch, e uma vez casado com a atriz americana vencedora do Oscar, Faye Dunaway, durante anos O’Neill esteve no epicentro do mundo das celebridades, durante a era dourada. Terry O’Neill é, sem dúvida, o fotógrafo mais famoso pelas suas icónicas imagens monocromáticas de artistas pop, incluindo os The Beatles, Eric Clapton e David Bowie.

Sonhava ser baterista de Jazz, mas descobriu desde muito cedo que a fotografia era a sua grande paixão. Foi o primeiro fotógrafo a captar imagens de bandas de música pop, como se uma revolução cultural se tratasse. Desde as primeiras fotografias dos The Beatles e dos The Rolling Stones, quando ainda eram desconhecidos em 1963, até às grandes lendas do Cinema de Hollywood dos anos 70 e 80, passando pelos maiores cantores de ópera, pela família real britânica e por líderes mundiais como Nelson Mandela e Winston Churchill, Terry O’Neill reuniu no seu espólio de registos fotográficos momentos únicos e intimistas que retrataram a vida de grandes estrelas mundiais. O’Neill tinha uma relação de amizade e proximidade com Frank Sinatra, tendo registado fotograficamente o artista, em diversos momentos (pessoais e profissionais), durante mais de 30 anos.

Terry O’Neill ilustrou a fama e os famosos de A a Z.

CONCERTO JORGE PALMA

No âmbito da exposição e para comemorar o Dia Mundial da Música (1 de outubro), o Centro Colombo recebeu um dos maiores artistas do panorama musical nacional: Jorge Palma. Para além de ter brindado os visitantes com os seus temas icónicos, o músico interpretou alguns dos maiores hits dos grandes músicos internacionais do século XX, fotografados e representados na exposição de “Terry O’Neill. Faces of the Stars”. “No Expectations” dos The Rolling Stones foi a música que abriu o concerto, que juntou mais de quatro mil pessoas na Praça Central e em todas as varandas que a circundam.  Além de temas icónicos como “I’m Only Sleeping” dos The Beatles, também foram tocadas as músicas mais conhecidas de Jorge Palma como “Dá-me Lume”“Estrela do Mar”“Frágil”“Deixa-me Rir” e “Encosta-te a Mim”, contagiando o público com a sua energia e genialidade musical.

Para Jorge Palma, voltar a interpretar temas icónicos fê-lo reviver o início da sua carreira pelas ruas de Londres, “encarnando” vários artistas que vem interpretando há anos, com toda a sua dedicação. O concerto foi ainda acompanhado por milhares de pessoas num livefeed transmitido na página Facebook do Centro Colombo.

CONCERTO JORGE PALMA

Número de Visitantes

Mais de 184.000 pessoas (em 3 meses de exposição).

Ficha Técnica

Ficha Técnica

ORGANIZAÇÃO: Sonae Sierra / Centro Colombo

PARCERIA: Arthemisia Group,e Iconic Images

CURADORIA: Cristina Carrillo de Albornoz Fisac

EMBAIXADORA: Filomena Serras Pereira

CONCEITO & PRODUÇÃO: State of the Art

PROJETO DE ARQUITETURA: OTTOTTO

AGRADECIMENTOS: Ano Português do Cinema e do Audiovisual, British Council, Embaixada Reino Unido em Portugal, Fundação D. Luís I