arrow_backarrow_forwardarrow-downarrow-leftarrow-rightarrow-upbag-iconcalendarclockclosecogcoupon3FA37AC4-B042-4E97-8D38-B423484C5304mail-envelope-closedexternal-linkeye0FD0FF81-23FC-4DD4-8EB0-440DB49230D7facebookfeedback-likefeedback-simpleC8A9AC3D-2D6E-4A69-AC16-9B135FCBBA1BC8A9AC3D-2D6E-4A69-AC16-9B135FCBBA1Bgoogle_plusheart-iconE154FAFA-5BAB-47C9-B495-5E26A0684D4Eic-access-time-black-24-pxic-arrow-backic-arrow-nextic-instagram-black-24-pxic-map-black-24-pxic-phone-black-24-pxic-searchinstagramlistlocationmapmenu9F521724-7403-43D6-BAC1-5F75BCB2B889notification-activenotificationpinterestpowered_by_zomatosearchslider-arrowsmsstarstory-arrowsynctagtrash-removetwitteruser-iconuser-profilewishlistyoutubezoom-inzoom-out
LOTAÇÃO DO CENTRO COMERCIAL
EM ATUALIZAÇÃO Em atualização
ESPERAMOS POR SI Esperamos por si
PODEM EXISTIR RESTRIÇÕES Podem existir restrições
VISITE-NOS MAIS TARDE Visite-nos mais tarde
EM ATUALIZAÇÃO Em atualização
OCUPAÇÃO BAIXA Ocupação baixa
OCUPAÇÃO MÉDIA Ocupação média
OCUPAÇÃO ELEVADA Ocupação elevada
VER MAIS
Voltar

The Pool by Jen Lewin

16/09/2014 a 09/11/2014

CLIQUE AQUI

O Centro Colombo foi o local escolhido para receber pela primeira vez na Europa uma instalação de arte da escultora Jen Lewin. Uma instalação com mais de 100 discos interativos, colocados em círculo, e 40.000 leds – uma obra de arte interativa que incentivou os sentidos do público, através de uma interação de luzes e cores. Antes disso, a instalação “The Pool” esteve exposta em dezenas de eventos a nível internacional: i Light Marina Bay (Singapura), Vivid Sydney (Sydney), AHA! Festival (Cleveland), Burning Man Arts Festival (Nevada, EUA), entre outros.

O visitante fez parte integrante da instalação de arte, podendo entrar na obra, pisar, correr, pular ou mesmo saltar por cima dos discos, misturando luzes e cores numa espécie de “ping-pong” gigante. As interações dos usuários, tais como a pressão do pé e a velocidade, eram detetadas pela superfície do disco, adicionando e subtraindo luz e cor.

“The Pool” esteve envolta numa surpreendente estrutura completamente suspensa, sem tocar o chão, e que definiu o espaço – interior e exterior – pela (des)multiplicação de 20.000 tiras de tecido, igualmente suspensas. Deste modo, o interior, mais protegido da luz do Centro Colombo, totalmente branco, procurou fazer sobressair “The Pool”, refletindo, na sua imensa superfície, a variação cromática, caraterística da obra da artista.

O Maestro Rui Massena foi responsável por compor 6 músicas, denominadas por “The Pool Songs”, que constituíram o som ambiente da instalação de arte. Cada uma das músicas teve motivos rítmicos/harmónicos/ melódicos próprios de uma cor, como inspiração. As composições e os seus desenvolvimentos tiveram como intuito ajudar ou impulsionar/motivar as pessoas que visitaram a instalação, estimulando determinados movimentos: mais bruscos, mais lentos ou mais rítmicos.

No fundo, a música foi a amplificação do ambiente da água, que levou à criação de ondas energéticas para a movimentação espontânea, de quem visitou a instalação. A experiência das cores e construções cromáticas ligadas ao salto de cada indivíduo, foi assim amplificada e quem sabe influenciada pelas “The Pool Songs”.

Biografia

Jen Lewin é uma escultora interativa de renome internacional cujo estúdio está localizado em Boulder, Colorado. As suas obras, tecnicamente complexas, têm tido destaque em locais como a Bienal de Arte de Gwangju, Tisch School of the Arts, Lincoln Center, Burning Man, NextFest da Wired Magazine, ou SXSW.

Em 2010, Lewin colaborou com Claus Oldenburg para iluminar internamente “The Paint Torch”, uma das esculturas públicas de grande escala de Oldenburg na Lenfast Plaza, em Filadélfia. O seu trabalho de Design e Multimédia foi reconhecido em publicações como a National Geographic, Siggraph, Computer Assisted Architectural Design Futures, Bon Appétit, Wired, The New York Times, ou Automation in Construction. Lewin atuou como Diretora Criativa para o Projeto Ceren e o Projeto Ivee no Laboratório Sundance para Computação Avançada em Design, bem como designer-chefe para ITN (Saber) em Palo Alto. A escultora frequentou a Universidade de Nova Iorque e obteve o seu Bacharelado em Design Arquitetónico Assistido por Computador e o seu Mestrado (MPS) no Programa de Pós-Graduação em Telecomunicações Interativas.

Jen Lewin passou as últimas duas décadas a aperfeiçoar os seus suportes, cada vez mais avançados tecnologicamente, através da criação de esculturas interativas de grande escala que já expôs em inúmeros espaços públicos nos EUA e no mundo. Desde formas de som e luz sensíveis que incorporam dança, cortinas de luz criadas a partir de fibra ótica que refletem o movimento ou traças robóticas gigantes que vibram em resposta ao toque humano, o uso que Lewin faz da tecnologia como um meio desafia as conceções populares de novos trabalhos de media e as suas limitações. Ao mesmo tempo orgânicas e eletrónicas, as esculturas lúdicas de Jen Lewin deixam os espetadores encantados e surpresos através do prazer proporcionado pelo envolvimento dos mesmos com a obra.

Conheça algumas imagens da Exposição

CONCERTO RUI MASSENA

Em comemoração do Dia Mundial da Música (1 de outubro), o Maestro Rui Massena foi convidado para realizar um concerto ao vivo no Centro Colombo. O concerto teve lugar dentro da própria instalação de arte, havendo uma constante interação entre a música e as cores da superfície da obra de arte.

No concerto, o Maestro Rui Massena apresentou a sua criação musical “The Pool Songs”, um concerto inovador e intimista, no âmbito da 4ª edição do projeto "A Arte Chegou ao Colombo". “The Pool Songs” integraram 6 músicas originais pautadas por motivos rítmicos e harmónicos muito próprios que, ao som do piano, do violino e na presença de um DJ, proporcionaram ondas energéticas, com o intuito de impulsionar uma movimentação espontânea em total sintonia com as cores que a instalação integrou, criando assim uma atmosfera de interatividade. “Welcome to the Pool”, “Cristal as WHITE water”, “BLUE Circles”, “B GREY”, “Your VIOLET eyes” e “YELLOW techno at last” foram as 6 faixas musicais que integraram “The Pool Songs”, onde cada música teve um significado e uma cor associada.

FLASHMOB DANÇAR PELA GENEROSIDADE

Por associação ao Dia Mundial da Generosidade (13 de novembro), o Centro Colombo recebeu, no âmbito do projeto A Arte Chegou ao Colombo", o maior Flashmob à escala mundial cujo mote foi “Dançar pela Generosidade”.

“Dance for Kindness 2014” – assim se denominou este evento criado pela Life Vest Inside, organização internacional sem fins lucrativos – esteve pela primeira vez em Portugal e escolheu o Centro Colombo, em Lisboa, como espaço anfitrião para a sua primeira atuação em território luso. Este Flashmob decorreu, simultaneamente, em 80 cidades de todo o mundo, envolvendo milhares de pessoas que, em sintonia, dançaram a mesma música e a mesma coreografia, no mesmo dia.

O Flashmob “Dance for Kindness 2014” decorreu junto à Praça Central, junto à instalação de arte “The Pool” da escultora norte-americana Jen Lewin, estando em total sintonia com o conceito desta obra inovadora de luzes, cores e sons que promoveu a interação do público e que, através de uma iniciativa desta natureza, conseguiu mobilizar todos para uma mesma causa – “Dançar pela Generosidade”.

CONCERTO 50 GUITARRAS CLÁSSICAS

No âmbito da instalação de arte “The Pool” by Jen Lewin, e sob coordenação do Maestro Miguel Madaleno, a Orquestra Novas de Guitarras atuou na Praça Central do Centro Colombo, interpretando temas bem conhecidos do grande público ao som de 50 guitarras clássicas.

Heart of Courage - Thomas J. Bergersen, Pirates of Caribbean IV - part I - Hans Zimmer, Viva La Vida – Coldplay, Verdes Anos - Carlos Paredes, Gente da Minha Terra - Tiago Machado/Amália Rodrigues, Diablo Rojo - Rodrigo y Gabriela, Pirates of Caribbean IV - part II - Hans Zimmer e Sons de Espanha III - Arr. Miguel Madaleno constituíram os 8 momentos musicais com que esta brindou todos os presentes.

Número de Visitantes

Mais de 136.000 pessoas (em 3 meses de exposição, aproximadamente).

Ficha Técnica

ORGANIZAÇÃO: Sonae Sierra / Centro Colombo

EMBAIXADORA: Emília Tavares

CONCEITO & PRODUÇÃO: State of the Art

PROJETO DE ARQUITETURA: LIKEarchitects

AGRADECIMENTOS: Jen Lewin, Embaixada dos EUA em Portugal

Anterior
Próximo