25 anos FNAC. Ainda se lembra da primeira loja?

Passar horas a ouvir as últimas novidades de discos que chegavam a Portugal, ter uma zona de leitura para descobrir os mais recentes talentos da literatura, poesia ou ficção, espreitar uma vasta seleção de material informático – tudo num único (e amplo) espaço – pode parecer hoje totalmente banal, mas até a FNAC chegar ao nosso país, tudo isto não passava de um sonho.

Há um antes e um depois do dia 28 de fevereiro de 1998. Exatamente nessa data, abria no Colombo a primeira FNAC do país. Jorge Silva, diretor da loja, relembra os primeiros tempos de um espaço que chegou com uma proposta completamente diferente do que o público conhecia até então. “Em 1998, as pessoas iam à procura de acesso livre à cultura, uma vez que não estavam habituadas a ouvir um disco ou mesmo a folhear um livro antes de o comprar e isto surpreendeu completamente toda a gente”.

Mas não era só o livre acesso a produtos e serviços que chamou a atenção, a qualidade do atendimento foi sempre uma tónica importante. “Os nossos funcionários, a partir de um refrão de uma música ou de uma citação, conseguiam facilmente chegar ao álbum ou ao livro que as pessoas andavam à procura. Sempre tivemos profissionais altamente qualificados que rapidamente conseguiam – e conseguem – ajudar quem nos procura”, recorda Jorge Silva acerca dos primeiros tempos da FNAC Colombo, que pode recordar nas fotos de arquivo na nossa galeria.

Mas a chegada da FNAC a Portugal atirou uma terceira pedrada no charco da cultura. De repente, artistas e público estavam juntos em concertos, lançamentos de livros, apresentação de novos produtos – tudo de forma gratuita e de acesso livre. Como relembra Jorge Silva, “nos anos 1990, isto não era uma coisa que acontecesse frequentemente. E a FNAC fez acontecer”.

Duas décadas depois, a marca evoluiu e modernizou-se, com a inclusão da secção de papelaria, de instrumentos musicais ou da FNAC Kids. E os olhos estão constantemente colocados nas novas gerações que “já não vêm à loja informar-se sobre o produto, vêm comprá-lo e querem tê-lo disponível imediatamente”. A compra online tem sido um sucesso junto do público mais novo, mas isso não significa que deixem de vir à FNAC do nosso Centro, pioneira da cadeia em Portugal. “O que acontece é que as pessoas compram online mas depois vêm fisicamente levantar o produto”. O que não é de estranhar. Atualmente, as encomendas online já podem ser levantadas na hora seguinte na nossa loja.

25 anos depois, a FNAC COLOMBO é um palco da Cultura incontornável, com eventos culturais, exposições fotográficas e workshops com os melhores artistas, autores e personalidades nacionais, mas também com passagem de várias figuras internacionais no FORUM FNAC.

Para consultar a agenda cultura, pode consultar  www.fnac.pt/culturafnac

Tudo o que precisa num único espaço