Filetes by Monte Mar: o Guincho em Lisboa

Mais de 40 anos na estrada do Guincho fizeram do restaurante Monte Mar uma instituição. Uma instituição que está, desde maio, mais perto dos lisboetas graças ao novíssimo espaço Filetes by Monte Mar, no Centro Colombo.

Monte Mar rima com filetes de pescada com arroz de berbigão, o prato de assinatura deste restaurante. Mas no novo Filetes by Monte Mar, há muito mais por onde escolher para além do bestseller do restaurante histórico do Guincho. Segundo João Carapinha, responsável pelo espaço, a ideia foi “desenvolver um conceito baseado não só nos filetes tradicionais mas em toda uma gama que inclui desde o peixe espada preto ao peixe galo, passando pelo polvo, pelo choco e pelo bacalhau fresco do Atlântico”. Por isso, fomos à descoberta dessas alternativas aos clássicos filetes de pescada.

O segredo do sucesso está, não só na frescura das matérias-primas, mas também no cuidado com todo o processo de fritura, já para não mencionar a elaboração do polme. E é aqui que aparecem as primeiras surpresas: “Além do tradicional, com farinha de trigo e ovo, temos outras variedades, nomeadamente um de tempura com farinha de trigo, ovo e cerveja para os legumes; e outros com farinhas sem glúten – de milho e de grão”. O primeiro resulta muito bem no filete de bacalhau e o segundo é usado nos filetes de choco, à moda de Setúbal, e nos de peixe galo.

Para acompanhar, há arrozes soltos de berbigão, de polvo e negro (feito com tinta de choco); e malandros de tomate e de feijão.  Quem quiser, pode ainda optar pelas famosas açordas, aqui nas variantes de coentros, tomate, camarão à Monte Mar ou de ovas. No menu encontra ainda legumes salteados, salada de verduras e salada russa caseira.

“A receptividade do público tem sido muito boa. O feedback que nos tem chegado é que introduzimos novos produtos, num conceito mais moderno, mais apetecível e mais fresco. E já temos bestsellers! Além do filete de pescada, temos o de peixe galo que tem tido uma aceitação fabulosa!”, garante João Carapinha.

Além do restaurante, o novíssimo Filetes by Monte Mar tem também serviço de take away e menus servidos ao balcão, para refeições mais rápidas, com preços mais acessíveis, e menus do dia que incluem um prato com filetes, acompanhados por arroz ou açorda, uma bebida  (sumo natural ou chá gelado, por exemplo), e ainda um shot de sobremesa ou um café. Uma refeição com cheiro a mar, sem sair do seu Colombo.

Tudo o que precisa num único espaço