O Mundo Fantástico de Paula Rego chegou ao Colombo

Até dia 27 de setembro visite a exposição “Mundo Fantástico de Paula Rego”, na Praça Central do Colombo. Uma oportunidade única para conhecer de perto a vida e obra da mais prestigiada artista contemporânea portuguesa.

Na passada quarta-feira, dia 21 de junho, chegaram ao Colombo quatro camiões cheios de esferovite, que levaram quatro horas a serem descarregados por uma equipa de cerca de trinta pessoas. O objetivo? Erguer a galeria de arte de 170m2 que os arquitetos Diogo Aguiar e João Jesus conceberam para acolher os quadros da exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego, que começa dia 27 de junho e se estende até 27 de setembro.

A mostra decorre na Praça Central e inclui a série “Prince Pig” (que resultou num livro infantil de Isabel Minhós Martins, 2006), “Shakespeare’s Room” (2006), “The Cigarette” (2006)”, “Gata Branca” (1994), 27 gravuras que representam a interpretação da Paula Rego do livro “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë e, como peça central: “Fada Azul e Pinóquio”.

Esta obra, pintada em 1995, tem um valor aproximado de dois milhões de euros. Foi apresentada ao público pela última vez em 1997, no Centro Cultural de Belém, e desde então tem estado na posse de um colecionador privado. Com um peso que ronda os 90 quilos, foi preciso uma equipa de meia dúzia de técnicos para a fazerem chegar ao átrio central da galeria criada por Diogo Aguiar e João Jesus. O espaço conta ainda com três salas desenhadas à medida em esferovite, uma opção que os arquitetos consideraram ser ideal “pela flexibilidade de construção e pela entrada de luz difusa que protege os quadros”. Aliás, todos os pormenores desta exposição foram cuidadosamente pensados.

Daí que não seja de estranhar que se tenha levado três anos a erguer este projeto. Durante esse tempo houve contactos com a artista e com o filho, Nick Willing, realizador do documentário “Paula Rego, Histórias & Segredos, que acompanharam de perto a escolha de todas as peças, dando os seus contributos. Este tempo alargado foi também importante para “convencer o colecionador da importância de mostrar em público a obra “Fada Azul e Pinóquio”, refere Astrid Sauer, diretora geral da State of Arte, a agência de marketing cultural por detrás desta mostra. Três anos depois, o esforço parece ter sido recompensado. É inaugurada uma exposição única que dá ao público uma oportunidade muito especial para mergulhar n’ “O Mundo Fantástico de Paula Rego”.

Tudo o que precisa num único espaço