25 de abril sempre!

Às 00h20 do dia 25 de abril de 1974, a Rádio Renascença transmitia a canção censurada “Grândola, Vila Morena”, de Zeca Afonso, no programa “Limite”. Dava-se assim início às operações que iriam pôr fim a 46 anos de ditadura.

livros sobre o 25 de abril

Este ano celebram-se 50 anos de democracia. Cinco décadas em que Portugal passou de um regime ditatorial, instituído a 26 de maio de 26 – e reiterado com a Constituição de 1933 – para um país no seio da União Europeia, depois de assinado o Tratado de adesão a 12 de junho 1985, integrando oficialmente a comunidade a 1 de janeiro de 1986.

Para celebrar a data, reunimos 5 sugestões de atividades para fazer em família ou com amigos para lembrar ou relembrar os momentos mais emblemáticos não só da Revolução dos Cravos como do percurso do país para chegar até esse momento. Um momento que não se esgotou a 25 de abril e que viria a marcar os anos e as gerações seguintes.

1. Ver um documentário ou um filme sobre o 25 de abril

Existem vários documentários e filmes sobre o 25 de Abril que retratam tudo sobre a Revolução dos Cravos. Escolham um para ver em conjunto e partilhem ideias sobre o significado histórico deste evento. Sugerimos o “Salgueiro Maia – O Implicado”, do realizador Sérgio Graciano (2022). Um filme que retrata a vida e a intimidade do homem que, não tendo qualquer vocação para a vida política, ainda assim acabou por se transformar no ícone da revolução.
Filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, do realizador Sérgio Graciano (2022)

2. Ler um livro sobre o 25 de Abril

livro "25 de Abril - Roteiro da Revolução"

Ler um livro sobre o 25 de abril é uma experiência enriquecedora e educativa, que permite refletir sobre os valores e os ideais que marcaram este momento histórico. Recomendamos o “25 de Abril – Roteiro da Revolução”, da autoria de Raquel Varela, Susana Gaudêncio e José Mateus. Uma obra que revisita os lugares mais importantes da revolução, com mapas, fotografias e depoimentos inéditos surpreendentes. Está disponível na Livraria

3. Ouvir música do 25 de Abril

coletânea “25 de Abril Confidencial, Proibição de Voltar à Direita”

Durante o almoço ou o jantar em família ou com amigos, nada melhor para convocar o espírito do 25 de abril do que pôr a tocar canções alusivas à revolução. A coletânea “25 de Abril Confidencial, Proibição de Voltar à Direita” é uma ótima opção, que reúne temas icónicos e mensagens históricas, como o depoimento de Artur Anselmo ou a mensagem gravada de Salazar. Pode encontrar esta obra na Fnac Colombo.

4. Visitar locais históricos

Estátua de Salgueiro Maia, em Santarém

Visite locais históricos relacionados com o 25 de abril, como o Largo do Carmo em Lisboa, onde ocorreu uma das principais ações militares da revolução. Em Santarém, há uma imponente estátua em homenagem ao Capitão Salgueiro Maia que vale a pena conhecer. Um pouco mais acima, em Peniche, destacamos a antiga fortaleza, usada como prisão política durante o regime do Estado Novo. Muitos opositores políticos, incluindo alguns dos líderes da revolução, estiveram presos aqui.

Além disso, estão previstas várias iniciativas na capital para assinar esta data, pelo que poderá consultar o website da Câmara Municipal e explorar todas as alternativas. Concertos, colóquios, exposições, teatro, feiras e outros vão encher a cidade com os valores de Liberdade, Paz, Democracia e Progresso.

5. Envolver os mais novos

livro “Avó, onde é que estavas no 25 de abril?”

É fundamental envolver os mais novos na celebração do 25 de abril para garantir que compreendam a sua importância histórica e os valores que representa. Aliás, ao fazer com que as gerações futuras não se esqueçam do 25 de abril, estamos a contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente, envolvida e comprometida com os valores da liberdade, democracia e justiça.

 

Pode fazê-lo de uma forma lúdica e divertida. Por exemplo, leiam em conjunto o livro “Avó, onde é que estavas no 25 de abril?”, de autoria da Ana Markl e com ilustrações de Christina Casnellie. Nesta história, o curioso Manu quer saber mais sobre este momento histórico, até porque planeia fazer a sua própria revolução – com a ajuda da avó. Uma viagem inspiradora e divertida para partilhar com os mais novos. Pode encontrar este livro na Bertrand do nosso Centro.

Centro Comercial Colombo, 25 de abril sempre!

Estas são algumas sugestões de atividades para comemorar o 25 de abril, em família, com amigos e até mesmo com as crianças. Independentemente da atividade escolhida, o importante é celebrar o espírito de liberdade, democracia e solidariedade que esta data representa.