7 hábitos sustentáveis para uma vida mais equilibrada

Aqui estão 7 hábitos simples que pode implementar já para uma vida mais sustentável.

Muitas vezes nem nos apercebemos do impacto que os nossos hábitos têm no ambiente, de tal se forma se encontram automatizados. Por isso, de vez em quando, é importante parar e olhar com atenção para as nossas escolhas diárias e se são ou não as mais saudáveis e sustentáveis – para a saúde, para a carteira e para o ambiente. Tome nota destes 7 hábitos que pode adotar já.

 

1. Reduzir a proteína animal

Os dados da Associação Portuguesa de Nutrição indicam que, para obter apenas 1 quilo de carne, são necessários 15.500 litros de água e são emitidos 16 quilos dióxido de carbono para a atmosfera. Também o consumo de peixe está a provocar o colapso da biodiversidade dos oceanos.

Assim, privilegiar o consumo de vegetais ou de produtos vegan, reduz a nossa pegada ecológica, melhora a nossa saúde e protege o habitat natural. Fica o desafio: escolha um dia da semana para não consumir nem carne nem peixe. Vai sentir a diferença e até pode aproveitar para experimentar umas receitas novas.

 

2. Cultivar em casa

Qualquer pessoa pode usar o quintal, a varanda ou até mesmo uma área da cozinha para criar uma mini-horta em casa. Não só poupa nas idas ao supermercado, como dá mais sabor aos cozinhados e evita pesticidas, fertilizantes, e embalagens de plástico. Tudo isto enquanto promove melhores hábitos alimentares.

De ervas aromáticas, a batatas, sem esquecer pimentos ou alhos, e até morangos, limões ou laranjas para quem tiver um jardim, há uma enorme diversidade de frutos e legumes que pode plantar em casa. Imagine cozinhar com estes ingredientes acabados de colher.

 

3. Evitar a utilização de plástico

Produzimos 400 milhões de toneladas de resíduos de plástico todos os anos, o que equivale quase ao peso de toda a população humana. O plástico é uma ameaça para a saúde do planeta, sobretudo dos oceanos, mas há formas de reduzir o seu uso no dia-a-dia.

Por exemplo, sempre que for às compras, leve os seu próprios sacos reutilizáveis de pano. Aliás, o nosso Centro tem um serviço de carrinhos de compras, gratuito, que poderá usar para transportar as suas compras, evitando, assim, a utilização de sacos. Além disso, os brinquedos, uma fonte importante de plástico, não devem ser descartados à medida que as crianças crescem. Dê-lhes uma nova vida, oferecendo-os a outras crianças ou a instituições. Prefira recipientes de vidro aos de plástico, especialmente se almoça no trabalho, e beba os seus cafés diários em copos reutilizáveis.

 

4. Optar por produtos de limpeza ecológicos

As embalagens dos produtos de limpeza constituem uma parte significativa de todos os resíduos de plástico produzidos, além de conterem substâncias prejudiciais para a saúde humana e para o planeta. Assim, é importante fazer escolhas inteligentes e optar por produtos menos agressivos como detergentes neutros e evitar a lixívia.

Quanto à higiene, pode trocar o gel de banho por sabonete, usar recargas e optar por produtos acomodados em embalagens recicladas. Há cada vez mais marcas a apostar na sustentabilidade dos seus produtos, como é o caso da The Body Shop ou Lush, que têm uma profunda preocupação ambiental com os seus processos de produção e embalagens.

 

5. Preferir marcas sustentáveis

Os consumidores têm o poder de influenciar as marcas. O facto de cada vez mais pessoas se preocuparem com as questões ambientais, ao ponto de preferirem marcas ambientalmente responsáveis, gera um efeito bola de neve.

Assim, informe-se sobre os processos de produção e fabrico dos produtos que habitualmente consome, bem como das políticas de sustentabilidade das respetivas marcas. Por exemplo, a indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo, já está a adotar medidas para minimizar o seu impacto ambiental. É o caso da Salsa, que assumiu o compromisso de poupar 82 milhões de litros de água e de deixar de embalar a roupa em plástico. Também a H&M tem vindo a apostar numa moda mais ecológica e sustentável. A Cortefiel fabrica peças sustentáveis, nomeadamente, as pertencentes à coleção “Slow Love”, que utiliza apenas tecidos orgânicos.

 

6. Reduzir a pegada ecológica evitando a utilização do automóvel

Segundo os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar é responsável por 7 milhões de mortes evitáveis por ano, além de diminui a esperança média de vida.

Assim, fazer menos viagens de automóvel, utilizar transportes públicos e caminhar são algumas formas de aliviar a pegada de carbono decorrente da utilização de combustíveis fósseis. Por exemplo, a Gira, o serviço de bicicletas partilhadas de Lisboa, já conta com um posto situado mesmo ao lado do Centro Colombo, pelo que a sua deslocação ao nosso Centro é agora mais amiga do ambiente.

 

7. Envolver os mais pequenos

Nunca é cedo demais para implementar as principais noções de sustentabilidade, que melhor serão assimiladas com o exemplo dos adultos. Aliás, o destino do planeta está nas mãos das crianças e, por isso, é importante que aprendam a gerir recursos.

Separar o lixo em casa, incutir hábitos para reduzir o consumo de água, usar materiais recicláveis e integrar este tipo de preocupações nos temas de conversa diários são algumas formas de promover a consciência ambiental nos seus filhos.

 

Com estes 7 hábitos para uma vida mais sustentável, estará a fazer a sua parte para proteger o ambiente e para assegurar a continuidade das gerações futuras. No Centro Colombo juntamo-nos aos esforços de sustentabilidade e promovemos as melhores práticas ambientais, através de várias iniciativas, como é o caso do combate ao desperdício alimentar. Porque juntos construímos um futuro melhor para todos.

Tudo o que precisa num único espaço