A Hasselblad já chegou à Worten!

Sabe o que tem a ver a chegada o homem à lua, a capa do disco “Abbey Road”, dos Beatles, e a famosa imagem de David Bowie no álbum “Aladdin Sane”? Fotografias feitas com uma Hasselblad, uma marca sueca fundada em 1841 que acaba de chegar à Worten do seu Centro! Conheça aqui a história desta marca e descubra as nossas sugestões para imortalizar aqueles momentos especiais.

Há quase dois séculos, em 1841, na cidade portuária de Gotemburgo, na Suécia, a família Hasselblad fundava a sua empresa de importação e exportação. Não foi preciso esperar muito para a F.W. Hasselblad & Co se tornar numa das mais importantes marcas da Suécia.

À medida que os avanços tecnológicos foram mudando, a família começou também a comercializar alguns produtos fotográficos, até porque Arvid Viktor Hasselblad, filho do fundador, era um entusiasta deste universo. Foi ele que criou, dentro da empresa-mãe, um departamento apenas dedicado à fotografia. Nessa altura terá dito: “Tenho a certeza que não vamos ganhar muito dinheiro com isto, mas pelos menos vamos poder fotografar sem gastar dinheiro…”

Só que estava enganado. Não só a empresa se voltou totalmente para a fotografia, como a marca esteve presente em momentos-chave da história da humanidade. Durante o Projeto Apollo, que incluiu um conjunto de missões espaciais coordenadas pela Nasa entre 1961 e 1972, os astronautas usaram alguns modelos modificados de câmaras Hasselblad. O ponto alto desta missão aconteceu a 20 de julho de 1969, quando foi capturada a primeira imagem da chegada do homem à lua.

Mas não foi só no campo da astronáutica, que a marca sueca se destacou. A foto do disco “Abbey Road”, dos Beatles – presente na lista dos 200 álbuns mais importantes do Rock and Roll Hall of Fame, – foi igualmente feita com uma máquina Hasselblad. E não foi a única. A capa de “Aladdin Sane” (1973), o sexto de David Bowie, que mostra Bowie com uma raio na cara – uma das suas imagens mais icónicas – foi também feita com uma Hasselblad!

Em jeito de celebração da história desta marca, acaba de chegar à Worten do Colombo, a Hasselblad X1D-50C, o topo de gama da marca, com um preço de venda de 9750€.

Se é um apaixonado por fotografia, mas o seu orçamento é diferente, saiba que a Worten tem muitas outras alternativas. A pensar em todos os amantes de fotografia, fizemos uma seleção de máquinas para todos os gostos e… carteiras! Certamente vai encontrar o que procura aqui e no seu Colombo.

 

 

Tudo o que precisa num único espaço