“A melhor parte do Natal é o contato com as crianças”

O Pai Natal mais querido pelos clientes do Colombo contou-nos o que é assumir a personagem.

Há 16 anos que Severino assume a personagem de Pai Natal no Centro Colombo. De 1 a 24 de dezembro, ouve dezenas de crianças por dia, que conversam, fazem-lhe pedidos e questionam tudo e mais alguma coisa. “Um ano, uma menina pediu-me para ver fotos das minhas renas. As crianças são muito espertas! Eu encenei e fingi que procurava a foto, agora tenho ali umas guardadas, para quem pedir”.

Um ano, deixou que um menino lhe puxasse a barba para provar que era verdadeira

Para os mais novos, é mais fácil encarar a personagem e deixa-los encantados com toda a estupefação perante toda aquela magia, mas também aos miúdos mais velhos, com cerca de 10 anos, Severino consegue dar a volta. Um ano, deixou que um menino lhe puxasse a barba para provar que era verdadeira: “tinha apostado com os amigos que eu não era o verdadeiro Pai Natal. ‘O Rodrigo disse que tu não existias!'” lembra Severino, momentos antes de se sentar no trono para receber as primeiras crianças deste ano.

“Uso barba todo o ano, mas quando chega aí a maio começo a por ‘o adube’, como costumo dizer. Ela vai crescendo, e eu vou acertando uma coisinha ou outra para a barba tomar forma e quando chega esta altura tenho, essa barba que aqui veem.” Com toda a caraterização e encenação, também nós entramos no mundo encantado do Natal, fosse pela postura que Severino assume diariamente, e sempre com a mesma energia, como pelo ambiente que se vive na Praça Central, no piso 0, com a gigante árvore e a neve que cai pontualmente.

O Pai Natal está no Centro Colombo entre as 10h às 13h; das 14h às 17h e das 18h às 21h. A 24 de dezembro, último dia que poderá visitar o Pai Natal, o horário é das 10 às 14h.

Tudo o que precisa num único espaço