Aiaimatilde, que temos empreendedora!
A aiaimatilde nasceu há mais de dez anos, pela mão da então universitária Matilde Martins. A marca dedica-se a criar produtos personalizáveis, ideais para oferecer a pessoas especiais. Apesar do cunho da ilustração da boneca Matilde, os produtos são para todas as idades. São presentes fofinhos, de uma marca fofinha, para tornar as pessoas mais felizes e fofinhas – assim nos explicou a própria criadora.
Depois de uma década de aiaimatilde (sempre em formato online), a jovem decidiu candidatar-se ao concurso Rising Store – uma aposta da Sonae Sierra em pessoas e projetos empreendedores.
“Soube do concurso numa visita ao ArrábidaShopping, havia lá uns cartazes e inscrevi-me no último dia, nos últimos minutos. Na altura, achava que não tinha ainda capacidade para passar para um shopping, éramos apenas duas pessoas a trabalhar… Mas, mesmo com alguns medos, acabei por enviar a minha candidatura.”
E, no meio de cento e tal candidaturas, a de Matilde sobressaiu e acabou por ser uma das cinco vencedoras do Rising Store 2016. Destacou-se pela originalidade, pela aplicabilidade, pelo potencial.
Os prémios? Orientação para desenvolver um plano de negócio e ainda uma loja grátis durante seis meses num shopping da Sonae Sierra.
“Fiquei surpreendida porque na altura achava que ainda não tinha capacidade para passar para um shopping… Éramos apenas duas pessoas a trabalhar e tinha algum receio de não conseguir dar resposta a todos os pedidos que pudessem surgir. Nós estávamos habituados a uma loja online e aos prazos de uma loja online, é muito diferente de ter uma loja de shopping, que tem muito stock e que recebe muitas mais encomendas.”
Deu início ao período de renda gratuita em novembro, com uma loja no GaiaShopping, e depois de o terminar decidiu manter o espaço, já com alguns custos envolvidos. O sucesso foi tanto que, além de ficar em Gaia, decidiu abrir um quiosque no Centro Colombo, em Lisboa, que inaugurou em junho deste ano. “Nunca teria ido para o Colombo se não tivesse tido a experiência do GaiaShopping, que correu mesmo muito bem”.
Apesar do receio inicial, Matilde tirou partido da oportunidade que conquistou no Rising Store. “Muitas coisas mudaram neste ano e meio. Mais pessoas passaram a conhecer a marca, as encomendas aumentaram bastante e de duas pessoas passámos para 11”, o que permitiu agilizar a produção.
“Antigamente dependíamos de fornecedores, e agora temos a nossa mini fábrica e estabelecemos os nossos próprios prazos de entrega; hoje conseguimos produzir produtos em dois a três dias, quando antes esperávamos três a quatro semanas por eles. Aumentámos também as coleções de artigos personalizáveis, porque à medida que os pedidos dos clientes cresceram, desafiaram-nos e também nós fomos crescendo.”
Matilde garante que o Rising Store foi um incentivo fulcral para o crescimento da sua marca. “Esta oportunidade mostrou-me que não é preciso ser uma marca grande para estar num grande shopping. Foi um empurrão muito importante.”
Com resultados mais que animadores, Matilde pretende manter a loja do GaiaShopping e ainda passar do quiosque para uma loja no Colombo. “Futuramente, quero abrir em mais Centros, para dar a conhecer a aiaimatilde e tornar os dias das pessoas mais felizes e mais fofinhos”.