Alergias: 5 alimentos para preveni-las

Não há como fugir: a primavera chega já no próximo mês e com ela as teimosas alergias que nos obrigam a comprar doses de lenços e medicamentos. Neste artigo, mostramos-lhe que é possível preveni-las!

Começa com pingo no nariz e acabamos numa maratona de espirros. Não há como negar: as alergias são chatas, cansativas e, por vezes, esgotantes.

Não existem formulas mágicas ou milagres que as curem, mas podemos começar com a prevenção. E nesse campo, mostramos-lhe os truques para vencer esta guerra.

Comece por abrir o seu frigorífico e o armário da cozinha e olhe com atenção. Será que tem os alimentos certos para combater este mal da época? Confira na nossa lista mais abaixo. Depois, é só deslizar pela nossa galeria para conhecer as várias formas de consumir esses mesmos alimentos. Encontre-os todos no Celeiro do nosso Centro!

1. Fruta da época: o seu maior – e delicioso – aliado

Uma peça de fruta por dia, não sabe o bem que lhe fazia. Mas não precisa de ficar apenas por uma. Vários nutricionistas afirmam que pode consumir até cinco peças de fruta por dia. No que toca à prevenção das alergias primaveris, o melhor é dar prioridade aos citrinos, como o limão e a laranja, pela sua elevada quantidade de vitamina C. O que também pode (e deve) estar no seu frigorifico, são mirtilos, os reis dos antioxidantes.

2. Cereais: crocantes e amigos do organismo!

Devido à sua riqueza em fibra, os cereais integrais são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Estes também ajudam a fortalecer o sistema imunitário! Junte-os ao leite, ao iogurte ou à fruta e delicie-se!

3. Ómega-3: perfeito para todas as idades

Fundamentais para prevenir alergias, dado o seu efeito anti-inflamatório, a ómega-3 reduz os sintomas dos problemas respiratórios. Além disso, ajuda também a melhorar a função cardíaca e a pressão arterial, bem como os níveis de colesterol no sangue. Só benefícios, certo?

4. Leguminosas: na sopa, no prato, em todo o lado!

No que toca a criar defesas, as leguminosas são uma excelente opção. Brócolos, agrião, espinafres, cenouras, abóboras e batata doce, contêm vitamina A, com propriedades antioxidantes excecionais e com uma ação ativadora do sistema imunitário. Alimentos ricos em alicina (como o alho) têm também uma ação anti-inflamatória e antibacteriana.

 

5. Água: o segredo do nosso corpo

Não podíamos deixar de parte a “mãe” de todas as alimentações. Hidratar o nosso corpo é essencial. Beber água (idealmente dois litros por dia) faz com que hidratemos as nossas células, tecidos e órgãos do nosso corpo. Uma solução simples, mas que ajuda tanto a estarmos preparados para combater as teimosas alergias.

Categorias
Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço