Alternativas saudáveis (e saborosas) ao sal

Não temos apenas uma, mas 11 boas ideias para reduzir o sal e passar a comer com (ainda mais!) gosto.

Temos boas notícias e más notícias; quer que comecemos por quais? Ora bem, começamos pela más para acabarmos com o melhor. Já sabemos que o sal em excesso é um verdadeiro inimigo público que contribui para o desenvolvimento de maleitas graves (como a hipertensão, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro). Mas sabia que os portugueses consomem o dobro da dose de sal diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde, razão que, decerto, contribui para que o nosso país tenha uma das mais altas taxas de mortalidade provocada por acidente vascular cerebral (AVC) na Europa? Pronto, fim das más notícias. As boas? São muitas – e muito saborosas, prepare-se.

Se temos a sorte, enquanto mediterrâneos e em especial (modéstia à parte) enquanto portugueses, de saber o que é comida com sabor, por que razão haveríamos de abdicar do sal? Pela sua saúde, claro! Não precisamos de comer apenas por necessidade, sem gosto e sem gozo à mesa. A ideia é precisamente explorar uma panóplia de sabores diferentes, em vez de salgar todos os alimentos que nos passam pela boca, neutralizando o palato sem nos darmos conta disso.

Experimente as seguintes alternativas e conte-nos: comida sem sal pode não ser insossa, afinal?

Cebola

Realça o sabor dos outros alimentos e também melhora a circulação sanguínea. 

Limão

Ideal para temperar saladas e peixe, o limão aumenta as defesas do organismo e facilita a digestão. 

Hortelã

Tem funções analgésicas, antioxidantes e expetorantes.

Alho

É um anti-inflamatório natural e tem ações hipotensoras, vasodilatadoras e sudoríferas.

Oregãos

Tem propriedades antifúngicas, antioxidantes, antimicrobianas.

Paprica

Tem propriedades antioxidantes, antissépticas e levemente calmantes.

Gengibre

Anti-inflamatório natural, o gengibre realça o sabor de caldos, sopas e cozidos (regra geral, deve ser retirado antes de servir).

Pimenta

Contribui para a redução do colesterol, para o reforço do sistema imunitário, bem como para a fácil digestão e circulação sanguínea. 

Coentros

Além de atuar como anti-inflamatório a nível gastrointestinal, é também diurético e antimicrobiano;

Alecrim

Estimula secreção biliar, é diurético e é também um digestivo gástrico.

Sal dos Himalaias

Representa uma alternativa ao sal para quando precisamos mesmo dele na cozinha. É sal, mas tem menos malefícios que o tradicional sal de cozinha, já que contém menos sódio e é menos refinado. Cada grama de sal dos Himalaias tem 230 mg de sódio, enquanto o refinado tem cerca de 400 mg.

Tudo o que precisa num único espaço