Audição: 10 verdades e mitos

Para assinalar a reabertura da loja Widex no nosso Centro Comercial, esclarecemos 10 verdades e mitos sobre a audição.

Quase 1 em cada 5 pessoas a nível mundial sofre com algum grau de perda de audição Este é um dos problemas de saúde mais comuns, mas também um dos mais incompreendidos. Para assinalar a reabertura da marca de referência Widex no nosso Centro, esclarecemos 10 dos principais mitos e verdades que ainda persistem sobre audição. Tire aqui todas as dúvidas.

 

10 verdades e mitos sobre audição humana

Teste os seus conhecimentos com esta lista de 10 verdades e mitos sobre audição.

1. Ouvir música alta pode causar perda de audição

Verdade. Ouvir música alta, especialmente durante períodos prolongados, pode causar perda de audição. A exposição contínua a níveis elevados de ruído danifica as células sensoriais do ouvido interno e os nervos associados à audição, que não se regeneram. O nível de ruído não deve ultrapassar os 85 decibéis.

2. A mudança de altitude pode causar surdez

Depende. A mudança de altitude pode causar incómodo, como a pressão que sentimos quando um avião descola e aterra. Contudo, este desconforto é temporário, porque a pressão interna do ouvido equilibra-se com a pressão ambiente. Apenas quando a mudança de pressão é extremamente brusca é que pode ocorrer o chamado “barotrauma”, uma lesão que pode originar surdez.

3. A perda auditiva pode causar depressão

Verdade. Nem todas as pessoas com perda auditiva desenvolvem  depressão, mas há uma série de desafios emocionais e psicológicos que podem contribuir para um quadro depressivo. Isto porque a audição é muito importante na interação com o mundo e nas relações sociais. A dificuldade em ouvir e comunicar pode levar ao isolamento social, afetar a autoestima e limitar as atividades diárias (e a qualidade de vida geral).

4. A perda auditiva só afeta os idosos

Mito. Qualquer pessoa, em qualquer altura da vida, pode sofrer de perda auditiva, inclusive as crianças. A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, 1,5 mil milhões de pessoas sofrem de perda auditiva e, destas, 34 milhões são crianças. Apesar de ser mais comum em idosos, a surdez pode ser causada por infeções virais ou bacterianas, medicamentos, exposição a ruído ou doenças genéticas.

5. Quem sofre de perda auditiva pode não se aperceber

Verdade. Muitas pessoas que sofrem de perda auditiva podem não se aperceber de que ouvem mal. Isto porque a audição vai piorando progressivamente ao longo dos anos, e os pacientes muitas vezes só percebem isso quando a perda é de tal forma significativa que é impossível ignorar. Geralmente, são as pessoas à volta que se apercebem em primeiro lugar de que algo não está bem.

6. A perda auditiva não tem cura

Verdade. A perda auditiva não tem cura, uma vez que é gradual e irreversível. Contudo, existem vários tipos de tratamentos e equipamentos para amenizar o problema. Atualmente, é possível ter uma vida normal, sem depender de terceiros, para realizar atividades diárias e manter a qualidade de vida.

7. A melhor forma de comunicar com uma pessoa com perda de audição é gritar

Mito. A melhor forma de comunicar é falar num tom normal e articular muito bem os lábios, mantendo o contacto ocular. Além disso, gritar causa incómodo e constrangimento para a pessoa com perda de audição.

8. Colocar um aparelho auditivo torna o ouvido “preguiçoso”

Mito. O ouvido não fica “preguiçoso” com o uso de aparelho auditivo. Quanto mais tempo esperar para procurar ajuda profissional, maiores serão os danos causados à função cerebral, tornando a reabilitação mais complexa. Quanto mais cedo procurar ajuda, menor será o agravamento do quadro clínico.

9. Os aparelhos de audição são só para os casos muito graves

Mito. A perda de audição, mesmo que seja leve, pode comprometer as interações sociais e outros aspetos da vida diária. Utilizar um aparelho de audição pode melhorar significativamente a saúde auditiva e a qualidade de vida, qualquer que seja a gravidade.

10. O aparelho auditivo não cura a perda de audição

Verdade. As lesões auditivas não podem ser revertidas. A utilização do aparelho tem precisamente como objetivo colmatar ou compensar essa perda, melhorando significativamente o desempenho auditivo e a qualidade de vida de quem o utiliza.

 

Como cuidar da audição e prevenir a perda auditiva?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para cuidar da audição e prevenir a perda auditiva, independentemente da idade.

1. Evite exposição prolongada a ruídos intensos

A exposição a sons altos e de forma prolongada é uma das principais causas da perda auditiva. Use protetores ou reduza o tempo de exposição em locais com ruído intenso, como concertos ou eventos desportivos.

2. Limite o volume da música

Se gosta de ouvir música, evite manter o volume muito alto. O ideal é que consiga ainda ouvir os sons ao seu redor. Faça pausas regulares para evitar a exposição prolongada e prefira auscultadores com cancelamento de ruído. Desta forma, terá menos necessidade de aumentar o volume, pela menor interferência de ruídos externos.

3. Tampões de Ouvidos: Proteja os seus ouvidos na água

Quando nadar ou praticar desportos aquáticos, certifique-se de que protege os seus ouvidos da água. Use tampões de ouvidos para evitar a entrada de água nos ouvidos e evitar infeções.

4. Faça uma limpeza adequada dos ouvidos

Evite limpar os ouvidos com cotonetes ou outros objetos pontiagudos. Isso pode empurrar a cera para dentro do canal auditivo, causando obstruções e até mesmo infeções. O excesso de limpeza pode irritar a pele do canal auditivo, tornando-o mais vulnerável.

5. Cuide da saúde em geral

Algumas doenças podem afetar a audição, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e controlar as doenças crónicas pode ajudar a prevenir a perda auditiva.

6. Faça exames auditivos regulares

Mesmo que não tenha sintomas de perda de audição, consulte um especialista com regularidade. Na maior parte dos casos, as pessoas não se apercebem da perda auditiva até se agravar. O diagnóstico precoce pode ajudar a prevenir a progressão e garantir melhores resultados no tratamento.

 

Loja Widex: à sua espera no Centro Comercial Colombo

Lembre-se de que a perda auditiva é cumulativa e irreversível. Por isso, é importante cuidar da sua audição desde cedo para evitar problemas futuros. A loja Widex está à sua espera no Centro Colombo, no Piso 0. Neste espaço pode contar com os melhores profissionais de saúde auditiva para fazer avaliações regulares e obter orientação adequada. Tudo isso enquanto trata das suas compras ou depois de um passeio pelas suas lojas preferidas. Cuide da audição de toda a família. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço