Um café com sabor a memória

Todos os primeiros sábados de cada mês, abrimos portas no nosso Centro para apoiar doentes com Alzheimer e os seus familiares e cuidadores. Estamos no nosso Café Memória à espera de quem precisa!

Mais do que um espaço no nosso Centro, o Café Memória é um projeto solidário que nasceu para apoiar os doentes com Alzheimer e as suas famílias. É um abraço, um conforto, uma mão segura para todos aqueles que, direta ou indiretamente, sofrem com esta doença neurodegenerativa.

Iniciativa de duas entidades, a Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal, e com o apoio de um conjunto alargado de parceiros, o Café Memória abre portas nos primeiros sábados de cada mês no nosso Centro, no espaço do restaurante Portugália, das 9h às 11h.

Ponto de encontro, espaço para tertúlias e convívio, para partilha de experiências e testemunhos, o Café Memória promove a interação entre pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores, reduzindo o isolamento social em que estes doentes se encontram e contribuindo, assim, para a melhoria da sua qualidade de vida.

Com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social, estes encontros decorrem em sessões estruturadas, não clínicas, num espaço informal que promove a participação dos doentes e dos seus cuidadores em atividades lúdicas e estimulantes, num ambiente acolhedor e seguro, em que se oferece apoio emocional e informação útil.

Inspirado num projeto internacional com o mesmo nome, o Café Memória arrancou em Portugal em abril de 2013. Hoje, já existem 18 espaços destes espalhados pelo país. Desde o início do projeto até ao final do ano passado, já se realizaram 460 sessões nos Cafés Memória nacionais, com perto de 7.800 participações, maioritariamente de cuidadores e familiares de pessoas com demência, tendo sido formados cerca de 485 voluntários que já dedicaram mais de 13.600 horas a esta ação solidária.

A doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas. Consequentemente, provoca alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades diárias. Segundo a Associação Alzheimer Portugal, esta doença, descrita pela primeira vez pelo médico alemão Alois Alzheimer, em 1907, é responsável por 50% a 70% dos casos de demência em todo o mundo.

Este projeto pretende, por isso, sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

O nosso Centro orgulha-se de ter um Café Memória para dar apoio a todos os que precisem, em sessões gratuitas e sem inscrição prévia, deixando-lhe ainda 7 dicas para cuidar desse bem tão precioso chamado memória:

1. Lembre-se do seu cérebro – Mantenha o cérebro ativo

2. Lembre-se da sua alimentação – Tenha uma alimentação saudável

3. Lembre-se do seu corpo – Pratique exercício físico

4. Lembre-se da sua saúde – Faça check-ups regularmente

5. Lembre-se da sua vida social – Participe em atividades sociais

6. Lembre-se dos seus hábitos – Não fume, beba com moderação e durma bem

7. Lembre-se da sua cabeça – Proteja a sua cabeça de lesões

Tudo o que precisa num único espaço