Cervejaria Portugália: Marcas com História

A Portugália faz as delícias de quem aprecia boa comida há quase um século. Qual é o segredo?

Poucas são as marcas que resistem ao tempo e aos ventos de mudança, mas a Portugália, com quase um século de idade, continua a manter viva a tradição do bem comer à mesa. Talvez conheça melhor a Portugália pelos excelentes bitoques, mariscadas com os amigos, ambiente descontraído e aquela cerveja perfeita. Mas há um longo passado que vale a pena descobrir.

 

Portugália: uma das nossas maravilhas gastronómicas

O nome fala por si: um restaurante chamado Portugália tem, na sua identidade, as raízes da gastronomia nacional, de uma riqueza invulgar. A qualidade e diversidade da cozinha portuguesa dispensam apresentações. A inspiração mediterrânica, os bons ingredientes locais e as receitas transmitidas entre gerações são alguns dos segredos, mas não explicam tudo. Muito depende da mão que confeciona com mestria os pratos que se tornam autênticos símbolos do país.

Esta é muito mais do que uma cervejaria onde se serve comida tradicional a preceito. Há uma longa história de simpatia e hospitalidade, que começou há praticamente um século, mais precisamente no dia 10 de junho de 1925, Dia de Portugal, em plena Avenida Almirante Reis, em Lisboa. A cerveja, considerada a melhor de Portugal, era o ex-líbris da casa, mas os mariscos e os bifes também se fizeram valer. A abertura fez manchetes no jornal da época, que não hesitou em chamar-lhe a “mais elegante da capital”. A Portugália passou a ser o ponto de encontro boémio para o convívio de estudantes, artistas, desportistas e jornalistas.

Atualmente, Portugália é sinónimo de qualidade, tradição, boa disposição e ainda melhor comida. Muito mudou desde então, mas a Portugália nunca perdeu a alma. Inflexível no controlo de qualidade e na escolha criteriosa de fornecedores, a experiência e a comida continuam tão deliciosas como sempre.

 

4 sugestões para experimentar na Cervejaria Portugália

Quase cem anos de experiência fazem da Cervejaria Portugália um dos grandes especialistas da gastronomia nacional. O menu conta pratos tradicionais e se tem dificuldade em escolher, prove um destes na próxima visita ao nosso Centro.

1. Bacalhau

O bacalhau é um dos primeiros pratos que vem à mente quando falamos de gastronomia portuguesa. Por isso, este prato não podia falta na Cervejaria Portuguesa. Assado com Batata a Murro ou à Brás, com ovos e batata palha, é saboroso e tenro sem ser seco, e atrai os bons apreciadores da cozinha nacional.

2. Açorda de camarão

E já que estamos a falar de peixes, não podemos esquecer a famosa açorda de camarão, que acompanha a Portugália há décadas. A receita é exclusiva, pelo que não vai encontrar um sabor semelhante em qualquer outro local. Os camarões suculentos são imperdíveis. Como manda a tradução, é servida no tacho, a fervilhar de sabores, aromas e texturas.

3. Bifes

Há bifes e bifes. Ao longo dos anos, a Portugália foi aperfeiçoando o ponto, o tempero, o corte, e os fornecedores de origem controlada. Resultado? Uma carne macia, saborosa e, claro, nacional. Experimente o Bife da Vazia, de Alcatra ou do Lombo, um sabor que se confunde com a tradição. Há também o famoso Molho Portugália, com um sabor inconfundível. Um prato de prova obrigatória.

4. Marisco

O marisco é outro dos pontos fortes da Portugália, sempre fresco e preparado com paixão. Pode saboreá-lo como entrada ou como prato principal em deslumbrantes e coloridas mariscadas. Na dúvida, escolha as Gambas à Brás, com ovos e batata palha, que já se tornaram clássicas e conquistaram a sua própria legião de fãs.

 

A Portugália é uma das marcas com história que pode encontrar na Praça de Restauração do nosso Centro. Se conseguimos abrir-lhe o apetite, então está na hora de nos visitar e experimentar uma (ou várias) destas maravilhas que a Portugália tem ao seu dispor. O espaço é contemporâneo, mas os segredos ancestrais do sucesso são sempre os mesmos: boas cervejas, excelentes bifes e mariscos, a qualquer hora do dia. E, claro, o ambiente, acolhedo para toda a família. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço