Como poupar água em casa: 8 Dicas

Poupar água em casa é mais fácil (e importante) do que parece. Descubra 8 dicas práticas para poupar na carteira e ajudar o ambiente.

Aproxima-se o Dia Mundial da Água, a altura certa para repensar pequenos hábitos com um grande impacto. Descubra como poupar água e a carteira com estas 8 dicas práticas que todos podem experimentar.

 

O que é o Dia Mundial da Água?

O Dia Mundial da Água é uma data celebrada todos os anos no dia 22 de março, que visa relembrar a importância de preservar este recurso para garantir a continuidade da vida no planeta Terra.

O desperdício e a incorreta utilização da água estão a afetar todos os seres vivos a níveis sem precedentes. De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 2,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável. As secas e inundações, o desaparecimento de icebergs, o avanço e o aumento do nível do mar são alguns dos sinais mais inquietantes que refletem o efeito nocivo da ação humana sobre este recurso essencial.

 

Qual a origem de Dia Mundial da Água?

Corria o ano de 1992 quando foi recomendada a criação do Dia Mundial da Água, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Um ano mais tarde, em 21 de fevereiro de 1993, o dia foi formalmente instituído e a data escolhida foi 22 de março.

Assim, neste dia, todos os anos, vários países e estados são convidados a implementar iniciativas concretas que promovam a consciencialização pública para um uso racional da água. O tema de 2023 é “Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”, e tem o objetivo de incentivar as pessoas a agir nas suas vidas para mudar a forma como usam, consomem e gerem a água.

Este é um problema global, onde a intervenção dos estados e empresas é fundamental para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. No entanto, todos podemos contribuir, com pequenas ações e mudanças de hábitos em casa.

Como para poupar água em casa

Há várias formas de poupar água em casa que, apesar de simples, têm um profundo impacto – quer na carteira, quer na saúde do planeta.

1. Poupar água durante o banho

Esta é talvez a recomendação mais repetida, mas por bons motivos. O banho é um dos hábitos diários que consome mais água, pelo que as dicas nesta área são especialmente importantes. Prefira duches rápidos a banhos de imersão, feche a torneira enquanto se ensaboa, e aproveite a água que corre enquanto aquece. Assim, poupará muitos litros de água que, de outra forma, seriam desperdiçados. A mesma lógica se aplica enquanto lava os dentes. Ligue a torneira só quando precisar de enxaguar.

2. Reaproveite a água dos alimentos

Reaproveitar a água da cozedura de legumes é uma boa forma de poupar este recurso, especialmente por ser uma água rica em nutrientes. Reutilize-a para colocar leguminosas de molho, para fazer caldos de legumes ou ainda para cozer arroz e massa.

3. Recolha a água da chuva

Esta dica pode ser colocada em prática através da simples colocação de baldes no exterior, para recolher a água da chuva, ou recorrendo a sistemas mais complexos de recuperação, que direcionem a água para um recipiente específicos. Assim, poderá aproveitar a água para atividades que não exijam água potável, como lavagens ou descargas.

4. Utilize redutores de caudal

Uma torneira média deixa passar entre 6 a 12 litros de água por minuto, um caudal superior ao que é necessário para as utilizações comuns, como lavar as mãos ou a loiça. Uma forma de poupar água é colocar redutores de caudal na saída de água das torneiras. Estes dispositivos permitem aumentar o volume da água, sem aumentar a quantidade libertada.

5. Instale um sistema de dupla descarga

Os autoclismos são um dos principais responsáveis pelo utilização excessiva de água. Poderá colocar um sistema universal simples de dupla descarga no autoclismo que já tem em casa, o que lhe vai permitir fazer meia descarga em vez de uma descarga completa. Isto representa uma poupança de cerca de 14 mil litros de água por ano, considerando uma família de 3 pessoas.

6. Escolha eletrodomésticos eficientes

Rever as classes energéticas dos seus eletrodomésticos permite mais do que apenas poupança de energia. Também vai reduzir o consumo de água, especialmente no que diz respeito às máquinas de lavar louça ou roupa. Nestes casos, use os equipamentos quando a carga estiver completa, evite as pré-lavagens e, sempre que possível, use programas eco.

7. Lave o carro com um balde e uma esponja

Se lava o seu carro em casa, não use mangueiras. Encha um balde com água e utilize uma esponja ou um pano. Se usar a mangueira apenas no final, para retirar o excesso de espuma, vai conseguir poupar uma grande quantidade de água.

8. Esteja atento a fugas de água

As fugas de água, mesmo que sejam pequenas, acabam por representar um gasto significativo ao fim de alguns dias. Assim, tenha o hábito de verificar, com atenção, os equipamentos domésticos para detetar e reparar fugas de água. Além disso, troque as torneiras que não fecham corretamente.

 

Com estas medidas simples, é possível poupar água em casa e fazer disso um hábito. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas nesta causa, maior será o impacto das ações na preservação deste recurso. No Dia Mundial da Água, juntamos a nossa voz ao apelo mundial para uma utilização racional, consciente e responsável da água.

Tudo o que precisa num único espaço