Crossfit VsTreino em Circuito num Ginásio Convencional

Quando me convidaram para dar a minha opinião sobre este tema, pensei que seria uma boa oportunidade para falar sobre algo que me diz muito, a atividade física em dois ambientes distintos (box de Crossfit e ginásio convencional), embora ambos com o mesmo objetivo: promover a saúde e o bem-estar.

Partindo do pressuposto que toda gente já viu, experimentou ou leu algo sobre ginásios, irei descrever o Crossfit, por ser uma modalidade recente.

Assim, o Crossfit é um programa especificamente criado, para melhorar a saúde e a condição física, através da variação de movimentos funcionais, realizados com alta intensidade. Esses movimentos baseiam-se no levantamento de peso olímpico, ginástica, corrida, remo, entre outros e procura sempre trabalhar as seguintes capacidades fisiológicas: resistência do sistema cardiorrespiratório, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio, e precisão.

Dito isto, vamos lá ao que interessa.

Vantagens do Crossfit:

– Desafios Constantes: todos os dias somos confrontados com vários movimentos, que por vezes achamos que seriam impossíveis de executar. O Crossfit vem confirmar a velha máxima “impossible is nothing” e demonstrar que tudo é exequível, se respeitarmos as progressões que o nosso treinador nos propõe.

– Variedade: em todos os treinos é-nos apresentado conjugações de exercícios e esquemas diferentes, o que nos motiva a não faltar para não perder um novo treino, que dificilmente se irá repetir.

– Naturalidade dos movimentos: a maioria dos movimentos que executamos não têm qualquer tipo de restrição, o que torna tudo mais fluído e natural. Com este tipo de treino conseguimos recrutar um maior número de músculos, o que leva a um maior dispêndio de energia. Com a evolução, vamos sentindo que as atividades do dia-a-dia se tornam mais fáceis devido à funcionalidade de todos os exercícios.

 

Vantagens do treino em circuito nas máquinas de um ginásio convencional:

– Movimentos controlados: é normal que com cargas externas e com alguma fadiga, secomece a perder o controlo dos movimentos, aumentando o risco de lesão. Com a utilização das máquinas no treino, qualquer padrão de movimento terá esse risco reduzido.

– Segurança: por norma estes treinos são feitos individualmente, o que por vezes torna difícil poder aumentar a carga externa, devido ao receio de falhar e de lesionar. Com as máquinas há sempre a certeza de que estamos seguros e que o peso não nos cairá em cima.

– Versatilidade: num ginásio existe a possibilidade de adequar o nosso treino ao nosso objetivo: hipertrofia, perda de massa gorda, resistência ou força.

Haveria muito mais a abordar sobre este assunto, mas aqui ficam as três principais vantagens da prática de atividade física nestes dois ambientes distintos. O Crossfit, como tudo que é novidade, cria algum desconforto nos tradicionalistas, mas deixem-me dizer que o que torna esta modalidade “perigosa” é a pessoa que o pratica. Não nos podemos entusiasmar e colocar peso ou executar movimentos para os quais ainda não estamos preparados

Para quem é seguidor da minha página, sabe que ultimamente tenho sido um apaixonado pelo Crossfit, mas também sabem que se amanhã me interessar pelo ballet, será o ballet a minha atividade de eleição, pois o importante é escolhermos praticar algo que nos dê prazer, e não fazer só porque dizem que sim!

Escolham consoante o vosso objetivo e estilo de treino, porque o mais importante é que sejam ativos, sejam saudáveis, sejam felizes!

Tudo o que precisa num único espaço