O dia em que a música parou o Colombo

Tudo indicava que seria mais uma tarde normal no Centro Colombo. Pessoas mais ou menos atarefadas de um lado para o outro dos corredores, gente a descansar, famílias a passear. Era este o ambiente no Centro no passado dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança. Pelo menos até às 17h30, hora em que dezenas de elementos da Orquestra Geração começaram a aparecer de vários pontos do Colombo a tocar e se concentraram na Praça dos Navegadores num concerto verdadeiramente memorável.
O Flash Mob estava preparado ao milímetro: os tímpanos dariam o sinal para todos os outros instrumentos, os responsáveis pelos instrumentos de cordas saíam da Praça Central e a secção dos instrumentos de sopro surgia no piso superior, todos a tocar a mesma música. Em menos de dois minutos, estavam concentrados na Praça dos Navegantes e todo o centro vibrava com música clássica. Todos os clientes do Centro pararam o que estavam a fazer. Uns empunhando os telefones para registar e partilhar nas redes sociais este momento único, outros apenas apreciando a música que apareceu do nada.
Ao longo de meia hora, o Colombo deixou de ser um Centro Comercial e foi uma imensa plateia de orquestra por onde desfilaram nomes como o grande Beethoven.