O empreeendedorismo tomou conta do Colombo

A IX edição da Feira Ilimitada esteve no Centro e contou com a participação de 50 mini-empresas inovadoras.

Mónica Silva garante que a empresa “MyPower” combate o sedentarismo. Sofia Cabrita assegura que a “Easy Board” quer “crescer cada vez mais e conseguir algumas parcerias com grandes superfícies”. Duas jovens, um objetivo: mudar o mundo. E Mónica e Sofia eram apenas duas entre os 50 jovens empreendedores que, no passado dia 15 de abril, participaram na IX edição da Feira Ilimitada e que assumiram a pele de empresários durante um dia para vender as suas inovações ao público, em pleno coração do Centro Colombo.

A iniciativa surgiu através do programa “A Empresa” em parceria com a Junior Achievment Portugal e reuniu, ao todo, 250 jovens de escolas secundárias e profissionais dos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.

“Queremos ter investimento para conseguir fazer um protótipo final e depois apresentar às empresas”, referiu Mónica Silva, responsável pela empresa “MyPower”, do Externato Marista de Lisboa. Antes de participarem na Feira fizeram um estudo de mercado, onde descobriram que “a maior parte das pessoas não sabia da existência deste tipo de energia, ou não conhecia esta nova maneira de carregar, neste caso o carregador portátil ou o telemóvel”, afirmou.

Mas nem só de energia se moveu Feira. Os cinco elementos responsáveis pela empresa “Discovering”, do Colégio São João de Brito de Lisboa, estiveram no evento a apresentar uma aplicação que desvenda todos os segredos de um certo destino/monumento, através de uma fotografia e aplicação. Mesmo que não sejam vencedores do programa, os elementos do grupo esperam um dia colocar em prática este projeto. Até porque para já, “o feedback tem sido muito positivo tanto do público, como das parcerias”, disse Madalena Ramalho, porta-voz da empresa.

No ramo da culinária, a “Easy Board” assumiu o comando com a tábua de cozinha para corte de três alimentos com funções invoadoras. “Acreditamos mesmo neste projeto e queremos explorar mais a área da restauração”, disse Sofia Cabrita, da Escola Profissional Profitecla de Lisboa, e porta-voz da empresa. Embora não tenham tido propostas de parcerias, até ao momento já conseguiram 200 encomendas de particulares.

O dia já ia longo e com tantas apresentações sobre os negócios, os mini-empresários esperavam anisosamente pelo monento final. Pelas 20h, e após a decisão de um grupo de jurados, foram desvendadas as treze melhores equipas da Feira Ilimitada.

“Tryangle”, “Dynamic Ride”, “ELSolutions”, “ZoriArt”, “Discovering”, “Boxed Ideas”, “The Electric Inc”, “Trav Bud”, “MyPower”, “Super Smile”, “LAD”, “Hetamapa” e “New Way” foram os vencedores da IX edição da Feira Ilimitada e que passaram para a fase final do programa. A 23 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, será distinguida a melhor mini-empresa do ano letivo 2015/2015. O grande vencedor representará Portugal numa competição internacional de jovens empreendores europeus em Lucerna, Suíça.

Tudo o que precisa num único espaço