Exposição por uma causa: vamos Acreditar?

Ângelo Felgueiras é piloto da TAP, fazendo regularmente as rotas de longo curso. Mas mais do que estar aos comandos de um avião, aquilo de que gosta mesmo é de explorar o mundo, sendo o primeiro português a fazer uma expedição ao Polo Sul. Estas viagens chegam agora à Praça Central do nosso Centro, na exposição “Mais Alto e Mais Longe – Por uma Causa”, que contará com a presença do Presidente da República na inauguração, dia 2 de abril, pelas 16h.

Aos 18 anos, mal tirou o passaporte, foi à boleia para Paris. Começavam assim dois meses de viagens, sempre à boleia, rumo à Suécia. Desde então já levou a família – tem três filhos – a Machu Picchu, ao campo base do Evereste, à Patagónia e, este ano, talvez vão todos juntos à Austrália.

Mas onde o espírito de viajante de Ângelo Felgueiras mais se destaca é no capítulo das expedições. Já subiu aos Sete Cumes (as sete montanhas mais altas de cada continente) e ao Evereste (2010), já foi ao Pólo Norte (2013) e acabou de chegar, a 14 de janeiro, do Polo Sul.

Apesar do esforço inerente a estas viagens, o piloto da TAP nunca para de fotografar. Este ano, quando regressou da sua última aventura, encontrou-se com o Presidente da República para lhe entregar a bandeira portuguesa que tinha levado ao Polo Norte e ao Polo Sul e algumas fotografias que ilustravam essa viagem. Foi aí que surgiu a ideia de fazer uma exposição com as imagens recolhidas durante as suas expedições.

Ângelo nem pensou duas vezes em aceitar o desafio lançado por Marcelo Rebelo de Sousa e em associar-se, uma vez mais, a uma instituição de cariz social. Mais uma vez porque a sua última expedição já tinha tido um cariz social: Esquiar por uma Causa foi um movimento espontâneo lançado no Facebook que resultou em 42.833,14€ para a Associação Acreditar. “A Acreditar é uma instituição com várias casas que apoia os familiares das crianças que têm cancro. Estamos a ajudar uma instituição que permite às pessoas que passam por coisas terríveis, e falamos não só nas crianças mas também nos pais – que vivem uma angústia terrível – a ter um sítio, não só onde possam ficar, mas também onde possam ter o seu silêncio ou os seus desabafos e onde sejam respeitados na sua dor”, explicou-no Ângelo Felgueiras.

A ligação a esta instituição remonta já a 2012, quando o piloto foi convidado a fazer uma corrida de bicicleta pelas Aldeias de Xisto, para ajudar a Acreditar. “Quando fui conhecer a associação fiquei totalmente esmagado com o que os 700 voluntários e os 14 funcionários conseguem fazer”.

Assim, de 2 a 8 de abril, na Praça Central, no piso 0 do nosso Centro, vai poder ver cerca de 50 fotografias do piloto/explorador Ângelo Felgueiras e, se quiser, comprá-las, ajudando assim a Acreditar, já que o valor total reverte para esta associação.

A inauguração oficial da exposição “Mais Alto e Mais Longe – Por uma Causa” terá lugar pelas 16h de dia 2 de abril e contará com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa. Cinco dias mais tarde, a 7 de abril, pelas 18h, terá outra oportunidade de ouvir os relatos das expedições de Ângelo Felgueiras contados na primeira pessoa, numa palestra dada pelo viajante.

E o próximo destino? “Se conseguir um patrocinador é atravessar com um amigo espanhol, em modo autónomo, a Antártica. Isto significa deixarem-nos num ponto e irem-nos buscar 60 dias depois noutro ponto”. Fica o desafio.

Enquanto o dia 2 de abril não chega veja algumas das imagens que vão estar em exposição no nosso Centro. Para as adquirir deve visitar a exposição  “Mais Alto e Mais Longe – Por uma Causa”, identificar a fotografia que deseja adquirir através do número da legenda da mesma, dirigir-se ao Balcão de Informações e fazer a reserva da mesma. Quando a exposição terminar o Centro Colombo contactará todos os interessados para recolher a fotografia mediante a entrega do respetivo donativo à Associação Acreditar.

 

Tudo o que precisa num único espaço