Filmes nomeados para os Óscares: 8 que não pode perder

A cerimónia está marcada para o dia 12 de março, em Los Angeles, mas já pode ver alguns dos filmes nomeados nos nossos cinemas. Aqui estão 8 obrigatórios.

Já começou o alvoroço em torno das estátuas mais ambicionadas no mundo do cinema. Há surpresas inesperadas, produções de realizadores já consagrados e até um filme português na lista de nomeados. Aqui estão 8 filmes nomeados para os Óscares que não pode mesmo perder.

1. Tudo em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert

Nomeações (11): Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Banda Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Secundária (duas vezes), Melhor Ator Secundário, Melhor Edição e Melhor Guarda Roupa.

Esta é a grande surpresa dos Óscares 2023. Uma mistura de drama e ficção científica que coloca uma idosa emigrante chinesa no centro da ação. Para lutar contra uma rutura interdimensional do universo. tem de usar os seus inesperados poderes. É um dos principais candidatos ao Óscar de melhor filme e tem vindo a acumular distinções um pouco por todo o mundo.

Está em exibição nos cinemas do nosso Centro, na Sala 3, com sessões a começar às 21h20. Se procura um filme que o agarre ao ecrã do princípio ao fim, com um misto de irrealidade e humor, este é um dos que não pode perder.

 

2. Os Fabelmans, de Steven Spielberg

Nomeações (7): Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Banda Sonora, Melhor Atriz, Melhor Ator Secundário, Melhor Argumento Original, Melhor Direção de Arte.

Os fãs de Steven Spielberg vão encontrar neste filme um registo semiautobiográfico, onde o realizador conta a sua história. Começa numa infância marcada pela paixão pelo cinema até à dinâmica familiar que marcou o seu trabalho. O realizador presta assim uma envolvente homenagem à sua família, à sua herança e à magia do cinema.

O filme vale pelo vislumbre que nos dá sobre o génio e criatividade de Steven Spielberg, pelas suas memórias e experiências. Segue com 7 nomeações para os Óscares, e pode vê-lo na Sala 3 dos nossos cinemas, a partir das 15h40.

 

3. Tár, de Todd Field

Nomeações (6): Melhor Filme, Melhor Atriz Principal, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição.

Simples e modesto, mas com uma performance de luxo. Cate Blanchett veste a pele de uma das maiores compositoras alemãs, Lydia Tár, a primeira mulher a dirigir uma orquestra neste país.

Esta obra conduz o espectador pela genialidade da maestrina, que esconde uma personalidade turbulenta. O resultado é uma análise do poder e do seu impacto na sociedade contemporânea. Entra nos Óscares com 6 nomeações, sendo que Cate Blanchett segue como uma das favoritas à vitória como melhor atriz.

 

4. Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski

Nomeações (6): Melhor Filme, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Música Original, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Som.

O tempo parece não parar Tom Cruise que aos 60 anos repete o papel que o catapultou para a fama em 1986. O ponto forte desta produção é o nível de ação filmada no limite, com desempenhos reais dos atores. Trata-se de um regresso ao clássico “Top Gun”, com todos os elementos de um grande filme carregado de adrenalina.

Lady Gaga empresta o seu carisma a esta obra, com a canção “Hold My Hand” a figurar na arrebatadora banda sonora. São 6 as nomeações que levam este filme aos Óscares da Academia.

 

5. Avatar: O Caminho da Água, de James Cameron

Nomeações (4): Melhor Filme, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte, Melhor Som.

Luz, cor e som envolvem os espetadores num vibrante regresso de “Avatar”, motivo pelo qual é candidato aos Óscares de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som. Nenhum outro blockbuster proporciona o mesmo nível de efeitos visuais, especialmente surpreendentes em cenas de ação noturnas.

Encontramos muitos dos primeiros protagonistas, aos quais se juntam outros novos que vão ter de lidar com uma invasão das Pessoas do Céu, com novas missões e reforços inesperados. Os fãs do filme original não vão querer perder esta sequela admirável, na Sala 7 dos nossos cinemas, com sessões a começar às 20h50.

 

6. Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund

Nomeações (3): Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original.

Ao contrário do que o título sugere, estamos perante uma comédia. Este filme acutilante traça um olhar caricatural sobre a hierarquia, capitalismo e construções sociais. É certo que não se pode esperar o ritmo e a agitação dos típicos flimes de ação, mas ainda assim não deixa ninguém indiferente. Pelo contrário, vai direto ao assunto, de forma crua e hilariante.

A narrativa acompanha um casal de modelos, juntos apenas por interesses profissionais, que viajam um iate de luxo sem pagar, em troca da partilha da experiência a bordo nas redes sociais. Ao longo do filme, são expostas as diferenças entre os viajantes, sendo que, no final, o passeio que tudo tinha para ser de sonho acaba por culminar da forma mais inesperada.

 

7. A Voz das Mulheres, de Sara Polley

Nomeações (2): Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado

Este é um dos favoritos aos Óscares da Academia, que retrata um grupo de mulheres que vivem numa comunidade religiosa isolada, alheia à sociedade moderna, e que são brutalmente submetidas a uma série de agressões sexuais. Ao longo do filme, assistimos à sua luta para reconciliar a fé com as experiências de violência, numa permanente tensão entre a crença na doutrina e a repugna pelos crimes hediondos e silenciados.

O elenco é liderado por grandes nomes, como Claire Foy e Frances McDormand, que interpretam as personagens com uma entrega de tirar o fôlego. Papéis que recebem uma vida inusitada pelos intérpretes, com uma honestidade e autenticidade raras e envolventes. A não perder.

 

8. A Baleia, de Brendan Fraser

Nomeações (3): Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Caracterização.

Este é um dos filmes mais controversos que faz merecidamente o seu caminho para os Óscares. Quem conhece o trabalho deste realizador sabe que vai encontrar intensidade, provocação e polémica. Desde a estreia que não têm sido poupados aplausos, especialmente pelo desempenho do ator principal, Brendan Fraser, que regressa em grande aos palcos de Hollywood.

Trata-se da história de um homem obeso, prestes a morrer, que tenta curar as mágoas do passado e reconciliar-se com a filha antes de partir. Deste cenário emergem temas tão fraturantes quanto a religião, fé, obesidade, homofobia, luto, suicídio e depressão. Um filme pungente e brutalmente honesto, com uma performance brilhante de Brendan Fraser que o torna candidato ao Óscar de melhor ator. Um filme que permanece com os espectadores horas depois de saírem da sala de cinema.

 

Concluindo, se lhe aguçámos o apetite para ver os filmes nomeados para os Óscares, marque já na sua agenda. Escolha os seus favoritos, reúna a família e amigos, e venha experimentar as emoções únicas da sétima arte. É o programa ideal para depois de um jantar delicioso na nossa Praça da Restauração. Visite-nos e passe connosco os seus melhores momentos de lazer!