Hidratos de carbono, o bicho mau das dietas?

Vamos lá falar deste macronutriente que muita gente assim que fala em dieta, a primeira coisa que faz é tirá-lo da alimentação, o que está errado.

Os hidratos de carbono são essências para o nosso dia-a-dia, tanto em restrição alimentar ou fora dela. Através deles obtemos energia para as atividades diárias. Ao longo do dia devemos consumir hidratos de carbono com moderação e sempre acompanhado com proteína e gordura, para termos uma alimentação equilibrada. Há pessoas que têm mais dificuldade em ganhar peso, por isso devem consumir hidratos em todas as refeições, mas para quem pretende o contrário, já só deve comer nas alturas em que tem maior desgaste físico. No pequeno-almoço, sendo uma das refeições mais importantes, devemos comer bem e fazer uma refeição completa para que obtenhamos energia para o longo dia que temos pela frente.

Quantidades certas e moderadas é o segredo para que tudo corra da melhor forma.

Antes e depois do treino, também é importante o seu consumo para não nos sentirmos fracos durante a atividade física. Existem dois tipos de hidratos, os de baixo índice glicémico e o de alto índice glicémico.

Hidratos de carbono com índice glicémico baixo são todos aqueles que são absorvidos de forma lenta pelo nosso organismo e os que nos vai dar energia por um período maior. Ajudam também a sentirmos saciados por mais tempo sem termos o desejo de comer algo que não devemos ou não possamos. Exemplos: Aveia, batata-doce, pão integral, legumes e algumas frutas são alguns alimentos que irão ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados para o nosso bem.

Hidratos de carbono com índice glicémico alto são todos aqueles que são absorvidos de forma rápida pelo nosso organismo, dará energia mas de pouca duração. Exemplos: Pão branco, massas, açúcares, estes devem ser consumidos com algum cuidado já que em processo de emagrecimento pode dar resultados contrários.

Sei que por vezes com o estilo de vida que levamos passa-nos despercebido a quantidade de hidratos que consumimos.

Em geral, para uma vida saudável e cuidada devemos moderar o seu consumo seja qual for o objetivo.

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