O Hospital da Bonecada está de volta ao Colombo

Há por aí bonecos a precisar de ir ao médico? Traga-os ao Hospital da Bonecada no Centro Colombo, entre 21 de abril e 1 de maio.

A brincar, a brincar, perde-se o medo à “bata branca”. A partir de 21 de abril e até 1 de maio, o Hospital da Bonecada regressa ao Colombo, para atender todos os brinquedos – e ajudar os mais novos a perder o medo ao ambiente hospitalar. Descubra em que consiste esta iniciativa.

 

O que é o Hospital da Bonecada?

O Hospital da Bonecada é um projeto didático dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos com o objetivo de ajudar os mais pequenos a perder o medo aos médicos, aos hospitais e às vacinas. É fácil perceber a necessidade deste tipo de iniciativas – há estudos que mostram que 90% das crianças tem medo de pelo menos uma coisa num hospital. A maioria dos medos foi está relacionada precisamente com intervenções médicas, algo que o Hospital da Bonecada promete tornar bem mais divertido, e nada assustador.

Trata-se de um espaço que reproduz uma infraestrutura semelhante à de um hospital real, com várias salas dinamizadas por estudantes de diversos cursos superiores da área da saúde que assumem o papel de profissionais de saúde. As crianças podem levar os seus bonecos ao médico e, ao longo do percurso, terão de explicar os sintomas. Através de jogos de faz de conta, os estudantes de Medicina criam dinâmicas lúdicas para os mais novos se familiarizarem com o ambiente hospitalar, sentirem a responsabilidade de cuidar e perceberem que os médicos são seus amigos.

 

O que vai encontrar no Hospital da Bonecada?

O Hospital da Bonecada regressa ao Centro Colombo entre 21 de abril e 1 de maio de 2023. Nesta 22.ª edição, o mini hospital de brincar volta a recriar vários espaços hospitalares. Como sempre, as crianças são convidadas a levar um boneco, que será o “paciente” que precisa de cuidados médicos.

Enquanto aguardam para serem chamadas para a Triagem, na “Sala de Espera”, os mais novos podem desfrutar de várias atividades, como pinturas faciais, desenhos e muito mais, com o apoio de voluntários. De seguida, dão entrada no Hospital da Bonecada, e explicam ao “médico” os sintomas do seu boneco. Conforme o quadro clínico apurado, as crianças vão poder contactar com as várias realidades hospitalares, como cuidados de enfermagem, exames de diagnóstico ou cirurgias.

 

Quanto custa a entrada no Hospital da Bonecada?

A entrada no Hospital da Bonecada é gratuita. A diversão está garantida, de mãos dadas com educação para a saúde e saúde preventiva.

 

Qual a origem de Hospital da Bonecada?

O Hospital da Bonecada é um projeto educativo criado em 2001 pela Associação de Estudantes da Nova Medical School (AEFCM), em colaboração com outras Faculdades de Lisboa. A sua principal missão foi sempre desmistificar o medo do ambiente hospitalar junto dos mais pequenos e erradicar a Síndrome da Bata Branca (ou medo dos médicos e hospitais), de forma divertida, lúdica e adaptada às crianças.

O seu trabalho meritório foi reconhecido com o “Prémio Hospital do Futuro”, atribuído em 2007 pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. Desempenha um papel fundamental na forma como as crianças veem o meio hospitalar.

 

Como fazer da visita ao Hospital da Bonecada um dia em grande?

Pergunte aos mais novos quais são os bonecos que estão a precisar de ir ao médico, junte-os e traga-os ao Hospital da Bonecada. Divirta-se a observar as crianças a explorar as salas do mini hospital de brincar e a explicar os sintomas dos peluches enquanto os “médicos” auscultam os “pacientes”. Depois de terem feito todo o percurso no hospital mais divertido do país, é hora de conversarem sobre os melhores momentos da brincadeira, à mesa e com uma refeição deliciosa em família.

Na área de restauração do Colombo, encontra opções saudáveis para todos reporem energias, e pode aproveitar o mote do Hospital da Bonecada para saborearem uma refeição saudável e nutritiva. Na dúvida, experimentem os hambúrgueres da H3 New Hamburgology, feitos de pura carne, grelhados (e não chapados ou prensados) no ponto escolhido. Acompanhe com o esparregado de espinafres, feito de legumes frescos e locais. Como alternativa, o Vitaminas oferece vários menus saudáveis, como vegetais, fruta, queijos, massas, carnes brancas, peixes ou cereais.

De seguida, sugerimos uma visita à Livraria Bertrand para conhecerem o livro infantil “O Diogo é Operado”, de Baltazar Caeiro. Este conto muito especial acompanha a história de um menino que está com uma apendicite e tem de ser operado, mas tem algum medo. Ao longo da narrativa, as crianças podem compreender melhor a situação do Diogo, ajudando a reduzir a ansiedade deste cenário clínico. O livro ideal para complementar este dia no Hospital da Bonecada.

E não há nada melhor do que uma sessão de cinema com pipocas para terminar o dia em grande. Alguns dos filmes infantis em exibição são o “Super Mario Bros. O Filme”, e “Astérix e Obélix: O Império do Meio”. Aventuras, humor e muita diversão para tornar o dia ainda mais especial.

 

Está feito o convite para nos visitar entre os dias 21 de abril a 1 de maio de 2023. Junte os mais pequenos e tragam os vossos bonecos ao Hospital da Bonecada para momentos divertidos e inesquecíveis de aprendizagem. Contamos consigo!

 

22.ª edição do Hospital da Bonecada

  • Local: Praça Central do Centro Colombo.
  • Datas: de 21 de abril a 1 de maio de 2023.
  • Horário: entre as 9h30 e as 21h15.
    *A última entrada para o circuito é as 20h30
  • Entrada: gratuita