O Hospital da Bonecada está de volta ao Colombo

Há por aí bonecos a precisar de ir ao médico? Traga-os ao Hospital da Bonecada no Centro Comercial Colombo, entre 20 de abril a 1 de maio.

A brincar, a brincar, perde-se o medo à “bata branca”. A partir de 20 de abril e até 1 de maio, o Hospital da Bonecada regressa ao Colombo, para atender todos os brinquedos – e ajudar os mais novos a perder o medo ao ambiente hospitalar. Descubra em que consiste esta iniciativa.

O que é o Hospital da Bonecada?

O Hospital da Bonecada é um projeto didático dirigido a crianças dos 3 aos 10 anos com o objetivo de ajudar os mais pequenos a perder o medo aos médicos, aos hospitais e às vacinas. É fácil perceber a necessidade deste tipo de iniciativas – há estudos que mostram que 90% das crianças tem medo de pelo menos uma coisa num hospital. A maioria dos medos foi está relacionada precisamente com intervenções médicas, algo que o Hospital da Bonecada promete tornar bem mais divertido, e nada assustador.

Trata-se de um espaço que reproduz uma infraestrutura semelhante à de um hospital real, com várias salas dinamizadas por estudantes de diversos cursos superiores da área da saúde que assumem o papel de profissionais de saúde. As crianças podem levar os seus bonecos ao médico e, ao longo do percurso, terão de explicar os sintomas. Através de jogos de faz de conta, os estudantes de Medicina criam dinâmicas lúdicas para os mais novos se familiarizarem com o ambiente hospitalar, sentirem a responsabilidade de cuidar e perceberem que os médicos são seus amigos.

O que vai encontrar no Hospital da Bonecada?

O Hospital da Bonecada regressa ao Centro Comercial Colombo entre 20 de abril e 1 de maio. Nesta 23.ª edição, o mini hospital de brincar volta a recriar vários espaços hospitalares. Como sempre, as crianças são convidadas a levar um boneco, que será o “paciente” que precisa de cuidados médicos.

Sala de Dinamização

Na Sala de Dinamização, há várias atividades divertidas para os pequenos fazerem enquanto esperam para serem atendidos. Pinturas faciais, desenhos, histórias e até mesmo uns truques de magia!

Sala de Triagem

Depois, na Sala de Triagem, é hora dos senhores doutores e doutoras fazerem a triagem dos pacientes. Há até boletins de saúde e os pacientes ganham uma cor, dependendo da gravidade da “doença” do boneco.

Consultórios Médicos

Nos Consultórios Médicos, os estudantes de Medicina entram em cena. Ouvem os pacientes a explicar as “doenças” dos bonecos e começam a passar prescrições, incluindo doses de “xaropes”, “beijinhos” e “abracinhos”.

Sala de Desinfeção

Na Sala de Desinfeção, é hora de preparar os bonecos para o Bloco Operatório. Os mais pequenos vestem-se de cirurgiões e aprendem a importância de lavar as mãos para proteger os seus amiguinhos.

Bloco Operatório

No Bloco Operatório, as crianças podem participar numa simulação de cirurgia aos bonecos. Há também um monitor para controlar os sinais vitais e todos aprendem sobre o corpo humano de forma divertida.

Laboratório

Nesta secção do Hospital da Bonecada, os mais novos fazem análises ao sangue e até espreitam as bactérias ao microscópio. Uma verdadeira aventura científica!

Gabinete de Enfermagem

Há ainda um Gabinete de Enfermagem bem equipado, onde os pacientes aplicam curativos aos seus bonecos. Pensos, ligaduras, e até medição de temperatura – tudo feito pelos mais novos.

Farmácia

Na Farmácia, as crianças descobrem como funciona o mundo dos medicamentos.

Gabinete do Dentista

No Hospital da Bonecada Colombo até há um Gabinete do Dentista! As crianças enfrentam os “terríveis instrumentos” do dentista, mas, na verdade, vão ver como tudo é divertido!

Gabinete de Imagem Médica e Radioterapia

Neste gabinete, chega a hora de fazer um Raio-X ao boneco! Os estudantes explicam as partes do corpo enquanto as crianças encaram o desafio de reconhecer tudo na imagem. E há vários jogos que tornam tudo mais divertido.

Ginásio de Fisioterapia

Neste ginásio, os estudantes de Fisioterapia levam as crianças pela mão e vão ajudando na recuperação dos “dói-dóis” dos bonecos. Com exercícios e alongamentos, mostram que o fisioterapeuta é o verdadeiro herói da recuperação física.

Sala de Nutrição

Na Sala de Nutrição, é hora de conhecer melhor a comida! Os estudantes explicam os grupos alimentares, ensinam a ler os rótulos e incentivam hábitos de vida saudáveis.

Sala dos Sentimentos

Nesta sala, os estudantes de psicologia estão lá para ouvir o coraçãozinho das crianças. Um espaço seguro para falar sobre todos os sentimentos, tirar dúvidas e desabafar!

Sala de Visão

Na Sala de Visão, é hora de ver se o boneco está a precisar de óculos. Com várias atividades divertidas, os estudantes de oftalmologia também avaliam a visão das crianças.

Quanto custa a entrada no Hospital da Bonecada?

A entrada no Hospital da Bonecada é gratuita. A diversão está garantida, de mãos dadas com educação para a saúde e saúde preventiva.

Qual a origem de Hospital da Bonecada?

O Hospital da Bonecada é um projeto educativo criado em 2001 pela Associação de Estudantes da Nova Medical School (AEFCM), em colaboração com outras Faculdades de Lisboa. A sua principal missão foi sempre desmistificar o medo do ambiente hospitalar junto dos mais pequenos e erradicar a Síndrome da Bata Branca (ou medo dos médicos e hospitais), de forma divertida, lúdica e adaptada às crianças.

O seu trabalho meritório foi reconhecido com o “Prémio Hospital do Futuro”, atribuído em 2007 pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. Desempenha um papel fundamental na forma como as crianças veem o meio hospitalar.

Como fazer da visita ao Hospital da Bonecada um dia em grande?

Pergunte aos mais novos quais são os bonecos que estão a precisar de ir ao médico, junte-os e traga-os ao Hospital da Bonecada. Divirta-se a observar as crianças a explorar as salas do mini hospital de brincar e a explicar os sintomas dos peluches enquanto os “médicos” auscultam os “pacientes”. Depois de terem feito todo o percurso no hospital mais divertido do país, é hora de conversarem sobre os melhores momentos da brincadeira, à mesa e com uma refeição deliciosa em família.

Na área de restauração do Colombo, encontra opções saudáveis para todos reporem energias, e pode aproveitar o mote do Hospital da Bonecada para saborearem uma refeição saudável e nutritiva. Na dúvida, experimentem os hambúrgueres da H3 New Hamburgology, feitos de pura carne, grelhados (e não chapados ou prensados) no ponto escolhido. Acompanhe com o esparregado de espinafres, feito de legumes frescos e locais. Como alternativa, o Vitaminas oferece vários menus saudáveis, como vegetais, fruta, queijos, massas, carnes brancas, peixes ou cereais.

E não há nada melhor do que uma sessão de cinema com pipocas para terminar o dia em grande. Alguns dos filmes infantis em exibição são “A Minha Fada Traquina”, “O Panda do Kung Fu 4” e “Os Gigantes de La Mancha”. Aventuras, humor e muita diversão para tornar o dia ainda mais especial.

Está feito o convite para nos visitar entre os dias 20 de abril e 1 de maio de 2024. Junte os mais pequenos e tragam os vossos bonecos ao Hospital da Bonecada para momentos divertidos e inesquecíveis de aprendizagem. Contamos consigo!

  • Local: Praça Central do Centro Colombo.
  • Datas: de 20 de abril a 1 de maio de 2024.
  • Horário: entre as 10h00 e as 21h00 (última entrada às 20h30).
  • Entrada: gratuita.