Já ouviu falar de Curling?

A Federação de Desportos de Inverno (FDI) de Portugal vai rumar ao Colombo para dar a conhecer esta modalidade olímpica. Venha ter connosco!

De 4 a 8 de maio, a Praça Central vai acolher o Projeto Curling Portugal by Pizza Hut, uma iniciativa da FDI-Portugal apoiada pela World Curling Federation, que tem como objetivo dar a conhecer esta modalidade olímpica. Para tal, vamos ter cinco pistas sintéticas para que todos possam ter um primeiro contacto com este desporto.

O evento vai ser acompanhado pelo luso-canadiano Daniel Rafael, treinador de Curling da equipa russa de Mix Doubles que ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, que decorreram de 9 a 25 de fevereiro na Coreia do Sul.

As pistas de Curling vão estar em funcionamento entre as 10h e as 24h, com apoio de técnicos da FDI Portugal, durante os cinco dias do evento. No sábado dia 5 de maio, vão também estar presentes vários atletas olímpicos e paralímpicos portugueses de outras modalidades, bem como atletas da Special Olympics Portugal, para receber todos os participantes. Os dias 7 e 8 de maio vão estar abertos à participação de alunos de escolas de todo o país.

Tudo o que precisa saber sobre o Curling:

O que é?

O Curling é um desporto olímpico praticado numa pista de gelo cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando para isso a ajuda de vassouras. O nome deste desporto tem origem no verbo “to curl”, que significa girar.

Quando foi criado?

Apareceu por volta do século XVI na Escócia, embora as primeiras regras só tenham sido elaboradas em 1838. Disseminado pelo mundo através dos emigrantes escoceses, o curling é hoje praticado um pouco por todo o mundo.

Quando chegou a modalidade olímpica?

Esteve presente pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924, em Chamonix, mas só foi considerada modalidade olímpica oficial em 2006.

Qual o objetivo da Federação de Desportos de Inverno?

Introduzir a prática do Curling em Portugal. Uma vez que ainda não existe uma pista de gelo, a prática será feita em pistas sintéticas, homologadas pela World Curling Federation, que permitem que as pessoas tenham um primeiro contato com a modalidade.

Categorias
Família
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço