Lacoste: 85 anos de elegância desportiva

No momento em que comemora o seu 85º aniversário a marca francesa presta homenagem ao seu fundador e à sua história lançando uma coleção cápsula composta por 15 reedições muito especiais. Encontre-as na loja Lacoste do nosso Centro e descubra aqui o legado desta casa icónica.

O fundador e o crocodilo 

René Lacoste nasceu em 1904 e tornou-se uma lenda no universo do ténis somando vitórias graças à sua técnica, persistência e qualidade. Durante uma viagem a Boston para a Taça Davis, René reparou numa mala feita em pele de crocodilo. ” Se ganhares, compro-ta”, brincou o seu treinador Alan Muhr, antes de uma partida. Este episódio, testemunhado por um jornalista do “Boston Evening Transcript”, está na origem da sua alcunha, “O Crocodilo”. Naquela altura o tenista mandou confeccionar para seu uso pessoal um lote de camisas em algodão, com uma malha ventilada e confortável, produto que se tornou um sucesso da marca que acaba por criar mais tarde, em 1933, a Lacoste.

A  Lacoste revolucionou o mundo da moda ao juntar o estilo desportivo e a elegância numa única peça, tendo como emblema um crocodilo verde. 

O estilo

Símbolo de elegância desportiva, um conceito cada vez mais na moda, a Lacoste cria peças inspiradas no desporto, ideais para usar numa partida de ténis ou golfe mas também no dia-a-dia. A marca francesa inova nos materiais, aposta na liberdade de movimentos e garante um toque casual, sofisticado e ao mesmo tempo descontraído em cada combinação. 

A essência da Lacoste prende-se com um guarda-roupa contemporâneo, urbano, versátil e intemporal, disponibilizando uma vasta gama de produtos para homem, mulher e criança, incluindo calçado, acessórios e perfumes.

O pólo 

É uma das peças mais emblemáticas da história da marca e um essencial em todos os looks Lacoste. Surgiu quando René Lacoste decidiu cortar as mangas de uma camisa de manga comprida, que segundo ele era imprópria para jogar ténis. 

Apesar do pólo Lacoste ter sido adaptado de acordo com as tendências de moda ao longo dos anos, os seus métodos de confecção nunca foram alterados. É em Troyes, capital francesa da tecelagem, que nasceu a perícia para a produção desta peça especial, atualmente exportada para todo o mundo. Tecelagem, tingimento, corte, colocação do crocodilo bordado e montagem são os cincos passos para esta peça nascer. 

Os materiais dividem-se entre a malha de algodão, que garante durabilidade e flexibilidade, e uma malha fina – peit piqué – um material revolucionário que confere a cada modelo um conforto e uma elegância inigualáveis. O crocodilo é bordado à mão e prova a autenticidade de cada peça, que ao longo das estações é revisitada ou recriada por artistas e designers, através de colaborações inspiradoras.

A coleção 

Para celebrar 85 anos de vida, a Lacoste faz uma viagem no tempo e mostra-lhe as muitas facetas do seu posicionamento: a sua criação, a sua capacidade de brincar com os códigos da moda, a sua inovação, o seu ADN desportivo e o seu foco numa elegância verdadeiramente intemporal.

A marca francesa – ainda sob a liderança criativa do português Felipe Oliveira Baptista, que entretanto anunciou a sua saída – reedita 15 peças icónicas de cada década da sua história, numa coleção cápsula, para pais e filhos, composta por pólos unissexo, vestidos, sapatos e malas, que reflectem toda a sua criatividade, variedade e originalidade.

Clique na galeria e conheça a nossa seleção de peças favoritas, já disponíveis na loja Lacoste do nosso Centro!

Categorias
Moda
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço