Se é uma moda, que venha para ficar!

“Ah! É só mais uma moda. Passa rápido”.

Correr é uma moda? Pode até ser, mas chegou e tirou muita gente do sofá. Depois de ter participado na maratona de Lisboa, e mais recentemente na meia maratona, sei que estes encontros de atletas, por mais amadores e inexperientes que sejam, tratam-se de grandes festas para quem corre. E se nesta ultima estavam 35 mil pessoas para correr, acho que é uma moda que envolve muita gente positivamente, e só vejo vantagens.

Esta moda, trouxe mais encontros entre amigos, mais convívios, seja para correr seja para festejar com os familiares depois do treino, da prova.

Há quem refira que como a “moda das bicicletas” que chegou e foi, com a corrida será igual. Ora, não creio que a “moda” das bicicletas tenha desaparecido, apenas estamos a falar de uma modalidade que requer mais investimento que a corrida, quer para iniciar quer para manter. Por outro lado, se houve muitos atletas a largar a “bike” e a começar a correr, também vemos muitos amantes de corrida a definir novos objetivos que passam por Triatlo, por IronMan. Começar a correr basta ter vontade. Os ténis topo de gama e o relógio para medir o pace vêm com o tempo.

Esta moda, trouxe mais encontros entre amigos, mais convívios, seja para correr seja para festejar com os familiares depois do treino, da prova. Trouxe mais jovens para a rua onde várias gerações incentivam através do exemplo. Vejo os filhos de amigos a seguir as pisadas dos pais e isso é de louvar. Numa geração em que a maioria dos jovens não saem de casa e vivem rodeados de tecnologia, terem exemplos destes em casa é a melhor moda que podem vir a seguir.

Eu, por exemplo, retomei uma paixão antiga, que por vários motivos deixou de fazer parte do meu dia a dia e me faz tão mais feliz.

Vejo amigos a superarem-se a cada dia para além que o foco numa atividade física trás inúmeros benefícios para os desafios profissionais, escolares, que enfrentamos diariamente. Um escape que nos torna mais assertivos, mais focados e objetivos. Trouxe-nos mais saúde. Quem não tem um amigo que viu na corrida o meio para resolução de uma vida?

A corrida é mais que uma moda. Tornou-se um meio acessível a todos de nos mantermos mais ativos e mais saudáveis.

Bons treinos!

Categorias
Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço