“Mundus Imaginalis” chega ao Centro Colombo

A obra, criada pelos Error-43 no âmbito do projeto A Arte Chegou ao Colombo, quer celebrar a comunidade e o fim do confinamento e nós contamos-lhe tudo.

Passado, presente e futuro são os três pilares da edição de 2020 de “A Arte Chegou ao Colombo”. O projeto, que tem trazido artistas e obras de renome ao nosso Centro é, este ano, feito de forma um pouco diferente devido ao contexto em que vivemos.

Para comemorar a 10ª edição, regressamos ao passado e fazemos uma retrospetiva das nove edições anteriores, que pode encontrar aqui. Já o futuro, será construído com a criação e lançamento do Prémio “A Arte Chegou ao Colombo”, que visa apoiar artistas em início de carreira.

Mas esta é a altura de falar do presente. E, para o celebrar, recebemos na nossa Praça Central a instalação de arte aérea “Mundus Imaginalis”, criada pelo coletivo Error-43. A peça, suspensa a partir do teto, é, segundo os seus autores, “como uma bola de espelhos que celebra o fim do confinamento, dos momentos que vivemos no multiverso das nossas realidades, repartidas entre as nossas casas, pensamentos e sonhos, que não tivemos oportunidade de partilhar na presença física de outros humanos”. Composta por 10 pétalas – um paralelismo com os 10 anos do evento -, “Mundus Imaginalis” é uma semi-esfera espelhada, que está em constante movimento, pretendendo celebrar a vida em comunidade, mas sem o contacto físico.

O projeto foi pensado e criado pelos Error-43, que nasceram depois da universidade como um laboratório onde cada participante tinha a liberdade de experimentar técnicas e desenvolver aptidões. Desde então, o laboratório deu vida a uma grande diversidade de projetos. Apesar de terem ficado conhecidos como um coletivo artístico, os Error-43 consideram-se um laboratório científico, onde são feitas experiências, mas sempre com uma forte componente visual e estética.

“Mundus Imaginalis”, que inaugurou no passado dia 17 de setembro, estará patente no nosso Centro até 31 de outubro.

Publicação
21 de Setembro de 2020
Categorias
Eventos em Lisboa
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço