Não deixe que a meia-estação estrague o seu look

De manhã está frio e à noite também. Mas durante o dia está calor. Nós temos a solução para este drama.

É de manhã e está a arranjar-se para ir trabalhar. Como está frio, veste uma camisola de lã, uns jeans, umas botas, um lenço e um casaco. Mas à tarde já está calor. Toca a tirar o lenço e o casaco e rapidamente percebe que vestir a camisola de lã foi um erro.

Identifica-se com este drama comum a tantas mulheres e passa os dias a amaldiçoar a instabilidade da meia estação, em que já não é inverno mas que também ainda não é primavera? Então este artigo é para si. Foi a pensar em todas as mulheres que não sabem o que vestir nesta altura do ano que pedimos à consultora de imagem Mariana Martins, da Beyond1, algumas dicas para contornar as diferenças de temperatura com que contamos ao longo do dia na altura da meia estação. Ao todo são quatro dicas, bastante versáteis e adaptáveis a vários estilos e temperaturas. Algumas destas dicas podem até ser usadas em conjunto, tudo o que precisa de fazer é conjugar as peças certas.

Conheça as dicas de que falamos, e acabe com os dramas da meia-estação:

Botas com vestidos

… ou com saias ou calções. “As botas são uma peça que podemos continuar a usar na meia-estação, ainda que habitualmente sejam associadas apenas ao inverno”, explica Mariana Martins. Combine as botas com peças mais leves e frescas. A consultora de imagem sugere vestidos, saias e mesmo calções. Adapte com uma parte de cima mais fresca ou mais grossa, conforme o tempo esteja mais ou menos frio.

Vestidos com básicos de manga comprida

Parece um conselho estranho? Se reparar, esta dica é uma tendência já vista em algumas montras de lojas e imagens de street style. Com a chegada da primavera, as malhas grossas começam a ser postas de lado porque “embora sejam perfeitas para o início da manhã, a meio do dia já se tornam desconfortáveis”, como explica Mariana Martins. A alternativa? Vestir um básico de algodão por baixo de um vestido ou top. Se tiver um estilo mais arrojado, Mariana Martins aconselha a que aposte no contraste de cores entre as duas peças. Caso prefira uma linha mais clássica e discreta, não deixe de aderir à tendência: “Experimente vestir peças da mesma cor ou similares”, sugere a stylist que dá o exemplo de um top de seda preto com renda, de estilo lingerie, com uma camisola básica preta por baixo”.

Sobreposição de casacos

É uma tendência que surgiu já no inverno mas que se adapta perfeitamente à meia-estação. Mariana Martins sugere juntar um blusão de cabedal com uma capa ou casaco oversize de lã. “Para dias menos frios, pode também combinar um blazer e um blusão de ganga, num look mais casual”, acrescenta.

Colete

Segundo a consultora de imagem, o colete é uma ótima opção para a meia-estação: “é uma peça leve, mas que acaba por ser confortável e quente o suficiente para o frio da manhã e do fim do dia.” Pode encontrar coletes de lã, de pelo, impermeáveis, de cabedal entre tantos outros. A diversidade de modelos é enorme, e permite-nos variar consoante o estilo e gosto pessoal de cada uma.

Para a ajudar a aderir a estas dicas, veja as nossas sugestões de peças.

Tudo o que precisa num único espaço