O descanso entre treinos

Quando nascemos, passamos a maior parte do tempo a dormir. Com o avançar da idade, as horas de sono vão diminuindo, mas isso não quer dizer que o descanso deixe de ser importante. O sono ajuda a regenerar as células, regula a produção de hormonas e contribui para um bom funcionamento do sistema imunológico. Se queremos andar bem-dispostos e com energia, respeitar as horas de sono é fundamental. Além disso, para quem pratica desporto o descanso é a pedra basilar.

Quem pratica desporto deve respeitar as horas de descanso para que o treino tenha rendimento e não termine com desmotivação ou mesmo falta de vontade de voltar a praticar. Quem não descansa o suficiente verá mais difícil alcançar os seus objetivos, o que não ajuda no crescimento muscular nem na perda de gordura.

No caso do crescimento muscular, é durante o período de descanso que o músculo começa a ser construído, através da libertação hormonas, sendo esse período de descanso o tempo de sono. Os períodos de descanso, neste caso em específico, devem ser medidos tendo em conta a idade e logicamente o cansaço que o corpo vai acumulando, pois o cansaço acumulado poderá não permitir que o corpo regenere e se desenvolva em condições, No entanto, dormir demais também não é aconselhável, visto que ao dormir demais poderá mexer no nosso relógio biológico e dar a sensação de estarmos cansados.

Quem pratica desporto deve respeitar as horas de descanso para que o treino tenha rendimento e não termine com desmotivação ou mesmo falta de vontade de voltar a praticar.

Segundo um estudo, quem dorme menos do que 7 horas e mais do que 9 tem mais probabilidade de ganhar peso, havendo até tendência para a obesidade. O mesmo estudo demonstrou que quem dormia a mais ou a menos teria maior tendência no aumento de perímetro abdominal e ganho de gordura.

E então, quantas horas devo dormir? Bem, pelo menos umas 8 horas isso é certo, no entanto não é assim tão simples.

O sono regenera o nosso corpo e até a nossa maneira de estar, certamente que ninguém pode dizer que, ao sentir-se cansado, se sente alegre e bem disposto.

Como disse, não é fácil perceber as horas de sono que devemos dormir, no entanto vou dar aqui uma pequena ajuda. Segundo um estudo efetuado, as horas recomendadas de sono devem ser de 14 a 17 horas para crianças dos 0 a 3 meses de idade, de 12 a 15 horas dos 4 aos 11 meses de idade, de 11 a 14 horas de 1 a 2 anos de idade, de 10 a 13 horas dos 3 aos 5 anos de idade, de 9 a 11 horas dos 6 aos 13 anos de idade, de 8 a 10 horas dos 14 aos 17 anos de idade, de 7 a 9 horas dos 18 aos 25 anos de idade, de 7 a 9 horas dos 26 aos 64 anos de idade e de 7 a 8 horas aos 65 anos de idade.

O sono regenera o nosso corpo e até a nossa maneira de estar, certamente que ninguém pode dizer que, ao sentir-se cansado, se sente alegre e bem disposto.

Agora já sabem porque quando éramos pequenos os nossos pais tantas vezes nos diziam “vais dormir para cresceres”.

Categorias
Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço