O que visitar em Portugal: 6 melhores escapadinhas de outono

Portugal tem ainda mais encanto quando os dias frios aparecem.

Descubra mais sobre o que visitar em Portugal no Outono.

Para quem adora viajar, o tempo um pouco mais frio e as cores outonais não são um obstáculo. Pelo contrário, dão ainda mais cor e encanto às paisagens. Explore as nossas sugestões de escapadinhas em Portugal para os dias mais frios, de norte a sul.

 

1.    Visitar o Gerês: retiro relaxante

No verão, o Gerês é um destino de eleição para quem deseja passar os dias mais quentes rodeado de natureza, mergulhar nas lagoas e andar de trilho em trilho. No outono, este contacto com a Natureza não se perde. Mesmo com as temperaturas baixas, o Parque Nacional mais antigo do país continua a oferecer paisagens de cortar a respiração. Pode ainda percorrer os trilhos até bosques incríveis e terminar o dia a aquecer o corpo e a alma nas piscinas naturais de água quente ou nas termas.

 

2.    Braga: da Arcada ao Bom Jesus de Braga

Braga não podia faltar na lista de melhores escapadinhas em Portugal. É uma cidade que une história, juventude, modernidade e Natureza. O outono é a altura certa para um passeio pela Avenida Central e a Arcada, para ver as típicas casas bracarenses da Rua de S. Marcos, dar um salto até à primeira catedral do país ou subir as famosas escadas do Bom Jesus e usufruir das melhores vistas da cidade.

 

3.    Visitar o Porto: sentido e acolhedor

Visitar o Porto é sempre uma boa opção para uma escapadinha em Portugal, mas a cidade ganha ainda mais vida com a chegada do outono, quando muitos dos turistas que passeiam pelas ruas durante o verão regressam a casa. A comida típica, a proximidade do Douro e a paisagem entrecortada pelas pontes são alguns dos ex-libris da cidade, a que se juntam experiências únicas como ver o pôr do sol do Jardim do Morro, subir à Serra do Pilar, ou beber um Porto de Honra numa esplanada no Cais de Gaia ou na Ribeira. Para os fãs de pratos fortes, comer uma francesinha é indispensável, bem como tratar da digestão com um passeio nos Jardins do Palácio de Cristal e uma visita a Estação de São Bento. Motivos mais do que suficientes para acrescentar uma visita ao Porto à agenda.

 

4.    Serra da Estrela: um clássico a não pode perder

A Serra da Estrela é um dos destinos mais requisitados para fazer escapadinhas em Portugal quando as temperaturas baixam. É o ponto mais alto de Portugal Continental, com paisagens impressionantes e várias opções de desportos de inverno, como ski ou snowboard, mas também muitas experiências verdadeiramente relaxantes.

 

5.    Belver: onde se avista um Tejo dourado

Se apenas associa calor e verão ao Alentejo, Belver consegue provar o contrário. Esta pequena vila alentejana, do município de Gavião, tem apenas 560 habitantes e locais que parecem nunca ter sido descobertos. A nossa recomendação é que percorra todo o caminho até ao Castelo. Deixe-se envolver pela vista magnífica sobre o Tejo, que reflete a imagem do castelo, e pelos sobreiros, oliveiras e medronheiros, que já se encontram carregados de frutos vermelhos que dão cor às margens do rio.

 

6.    Mafra: o que visitar. Uma escapadinha bem doce

Mafra tem muito para oferecer em termos de História, Natureza e, claro, doçaria. Depois de uma visita ao majestoso Convento de Mafra e de percorrer os bosques e o Jardim do Cerco, termine a sua escapadinha com uma degustação de vinhos e de doces regionais: os pastéis de feijão e amêndoa e as trouxas da Malveira são os mais requisitados. Quem prova, não fica indiferente. Mafra fica apenas a 45 minutos de Lisboa, por isso, não deixe de visitar o Centro Comercial Colombo antes de regressar à rotina.

 

Estas são apenas algumas sugestões de escapadinhas em Portugal para este outono. Mas há muitas outras opções, de norte a sul do país, e para todos os gostos. Se precisa de inspiração para um fim-de-semana diferente, passe por uma das agências de viagens do Colombo, como a Agência Abreu ou a Top Atlântico, e descubra todas as novidades que preparamos para si!

Tudo o que precisa num único espaço