Obra de Paula Rego vê a luz do dia 20 anos depois

“Fada Azul e Pinóquio” é o nome de uma das 59 obras da pintora portuguesa apresentadas na 7ª edição do projeto “A Arte chegou ao Colombo”.

O quadro “Fada Azul e Pinóquio” foi pintado em 1995, tem um valor aproximado de dois milhões de euros, e depois de ter sido exposto no Centro Cultural de Belém, nunca mais ninguém o viu em Portugal. Passaram-se 20 anos e chegou finalmente a hora de voltar a ver esta obra ao vivo e a cores, desta vez na exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, no Centro Colombo.

Há mais de 15 anos que a criação da pintora portuguesa ocupa uma das paredes da sala de estar de um colecionador residente em Moreira de Cónegos, Guimarães. Emoldurado e revestido por um vidro museu, um tipo de vidro mais resistente e brilhante, que faz com que o quadro pese cerca de 90 quilos, o que obrigou a ter três homens para o transportar e embalar, munidos de luvas de borracha e fitas métricas parte fundamental do kit de trabalho.

Num trabalho de equipa, um dos técnicos começou por colocar o quadro em cima de uma mesa de madeira com todo o cuidado e atenção. Em seguida, um outro elemento da equipa de transporte, já habituado a estas andanças, verificou com olho clínico o estado da obra, identificando riscos, lixo e imperfeições. Registou tudo com uma máquina fotográfica e anexou a informação num relatório próprio para obras de arte.

Depois, o quadro foi embrulhado com uma película de plástico, própria para proteger telas de pintura, e presa com pequenas tiras de fita cola. É hora de colocar a obra novamente na vertical, desta vez para a guardar a sete chaves numa caixa térmica de madeira, recheada com algumas esponjas fixas para que o quadro não se mova dentro dela.

Nesta reta final a caixa é fechada com vários parafusos e colocada dentro de uma carrinha, com uma suspensão pneumática para que o objeto não se mova durante a viagem, e cuja temperatura oscila entre os 19º e os 21º. Com o típico autocolante a dizer “frágil” no exterior, a caixa térmica de madeira é colocada na vertical, entre suportes de metal, e envolvida em fitas de tecido para que se mexa o menos possível na viagem até Lisboa.

Cerca de 350 quilómetros e umas quatro horas depois, “Fada Azul e Pinóquio” chegou finalmente aos arredores de Lisboa, onde ficará guardada numa caixa forte até ser finalmente exposta no Centro Colombo, onde será a peça central de “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, a partir do dia 27 de junho.

Esta exposição, inserida na sétima edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”, é dedicada às “Estórias” e “Contos” que marcaram a vida e o percurso artístico de Paula Rego, contendo um total de 59 obras em gravura, pintura, pastel e litografias.

Tudo o que precisa num único espaço