Outubro Rosa: o mês de prevenção do Cancro da Mama

Já parou para escutar o seu corpo hoje? Neste “Outubro Rosa”, seja ativa na prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais frequentes e a principal causa de morte entre as mulheres. Só em 2020, foram diagnosticadas cerca de 7.000 mulheres portuguesas com cancro da mama, e registadas 1.800 mortes. Apesar do avanço da medicina, a prevenção continua a ser um dos principais aliados no combate a esta doença. A pensar precisamente nisso, a campanha “Outubro Rosa” reforça a importância do diagnóstico precoce. Saiba mais sobre esta iniciativa e como celebrá-la.


O que é o “Outubro Rosa”?

O conceito de “Outubro Rosa” nasceu nos EUA, na década de 90, fruto da necessidade urgente de alertar para o número crescente de mortes por cancro da mama. A ideia espalhou-se rapidamente por todo o mundo e hoje é uma das principais iniciativas promotoras da prevenção e diagnóstico precoce, bem como do apoio à investigação nesta área.


“Outubro Rosa”: datas a registar na agenda

O mês de outubro dá palco a três grandes datas importantes para a causa:

  • 13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático – um dia especialmente dedicado ao apoio a mulheres com cancro da mama metastático (CMM), ou seja, quando existe uma disseminação das células malignas do cancro da mama para outras partes do corpo.
  • 15 de outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day) – uma data que se foca em consciencializar as mulheres para a importância da adoção de hábitos de vida saudável, que desempenham um papel importante na prevenção da doença.
  • 30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama – em Portugal, esta data alerta para a importância da realização frequente do autoexame da mama, rastreios e para a deteção precoce, diagnóstico atempado e tratamento completo do cancro da mama.

Como celebrar o mês do Cancro da Mama?

Durante todo o mês de outubro são homenageadas as pessoas com cancro da mama, realizam-se ações de sensibilização para a importância da prevenção e diagnóstico da doença, recolha de fundos para investigação, tratamentos e apoio às vítimas e às famílias. Mas a melhor forma de assinalar o mês do cancro da mama é com ações individuais que fazem toda a diferença.


Escute os sinais do seu corpo

A prevenção é o primeiro passo para combater esta doença. Quando diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. Em casa, pode realizar o autoexame da mama, uma vez por mês, depois de cada menstruação ou, depois da menopausa, numa data à escolha. Este autoexame consiste na observação e apalpação de cada mama e axila.

A par disso, pode ainda agendar uma mamografia, o principal exame de diagnóstico de cancro da mama, na Joaquim Chaves Saúde do Centro Colombo. Através deste exame, é possível detetar qualquer corpo estranho ou anormalidade presente no tecido mamário.


Seja uma promotora desta causa

A partilha é, muitas vezes, a chave para ajudar outras pessoas. Seja uma promotora ativa da luta contra o cancro da mama. Aconselhe amigos e familiares, especialmente entre os 50 e os 69 anos de idade, a realizarem o autoexame, a fazerem rastreios regulares, e a estarem atentos aos sinais que o corpo dá. Partilhe informações úteis, esclareça dúvidas e apoie quem precisa.


Junte-se a iniciativas

Algumas marcas, como a Intimissimi, já se juntaram ao movimento “Outubro Rosa” e fazem chegar o seu apoio a milhares de mulheres vítimas de cancro da mama. Este ano, a marca de lingerie italiana juntou-se a Sofia Ribeiro para reforçar mais uma vez o apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro.


#Confia com a Intimissimi



Durante o mês de outubro, por cada soutien vendido em qualquer loja do país e online, a Intimissimi doa 2€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro.


Visite a loja Intimissimi no Colombo

Junte-se e contribua para esta causa. Aproveite o “Outubro Rosa” para visitar a loja Intimissimi no Centro Comercial Colombo, localizada no 1º piso.

Tudo o que precisa num único espaço