A galeria de arte mais antiga do nosso Centro

Está no Colombo desde que abrimos, há 20 anos, e desde então tem crescido e evoluído connosco. Fique a conhecer a pequena empresa familiar e 100% portuguesa que não arreda pé daqui.

A Passe Partout foi fundada em 1982 por Benvinda Carvalho. Com menos de 30 anos, a jovem (que hoje em dia seria com certeza apelidada de “empreendedora”) decidiu levar para a frente um sonho: abrir uma galeria de arte. Na altura, a arte dava as mãos à decoração, havendo também em loja algumas peças decorativas e artísticas de marcas reconhecidas no mercado mas difíceis de encontrar, como era o caso da Vista Alegre. Com o passar dos anos, Benvinda acabou por focar as suas energias no comércio de obras de arte – e não se saiu mal.

É uma área que sempre me fascinou, eu e o meu irmão crescemos neste meio.

Hoje, quem segue com o legado da mulher apaixonada pelas artes é a sua filha, Sónia Pereira. “É uma área que sempre me fascinou, eu e o meu irmão crescemos neste meio”, explicou-nos em entrevista. “Comecei a trabalhar com a minha mãe há muitos anos e, quando ela faleceu, dei continuidade ao negócio. É com muito gosto que trabalho neste campo.”

E o emolduramento é subvalorizado mas pode muito bem acrescentar valor a uma obra.

O que mais distingue a Passe Partout das demais galerias de arte é, na opinião de Sónia, “o serviço especializado e o atendimento personalizado”. “Quando a minha mãe abriu a primeira galeria, foi pioneira: não havia em Portugal galerias que comercializassem obras de arte e que fizessem simultaneamente emolduramentos. Ainda hoje em dia, é raro encontrar igual. E o emolduramento é subvalorizado mas pode muito bem acrescentar valor a uma obra. É por isso que damos formação às nossas colaboradoras, para que possam aconselhar os nossos clientes, no sentido de um serviço personalizado e de qualidade. É assim que faz sentido para nós.”

Se ainda não conhece este espaço artístico e com tanta história, resta-nos deixar-lhe o convite: passe pela Passe Partout, situada no piso 0 junto à Praça Central. Garantimos uma boa surpresa.