Paula Rego está a chegar ao Centro Colombo

A azáfama na Praça Central já deixa adivinhar que algo está prestes a acontecer. E está mesmo: a partir de 27 de junho, Paula Rego estará mais perto dos portugueses graças a “A Arte Chegou ao Colombo”. Para ver até 27 de setembro.

Para assinalar a 7.ª edição desta iniciativa que traz a arte ao seu Centro, vão ser exibidos trabalhos de Paula Rego, um talento mundialmente reconhecido, com exposições realizadas nos mais importantes museus e galerias internacionais, entre elas a Tate Britain (Londres), o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid) ou a Pinacoteca (São Paulo).

Esta exposição é dedicada às “Estórias” e “Contos” que marcaram a sua vida e o seu percurso artístico. Para sublinhar o caráter único desta mostra, vai estar presente a obra Fada Azul e Pinóquio” (1996), que será dada a conhecer, em exclusivo, ao público português, que há vinte anos que não tinha oportunidade de a ver.

Além deste quadro, vão estar também em exposição a série “Prince Pig” (que resultou num livro infantil com Isabel Minhós Martins, 2006), “Shakespeare’s Room” (2006), “The Cigarette” (2006) and “Study for the White Cat” (1994), além de 27 gravuras que representam a interpretação da Paula Rego do livro “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë, que celebra o seu 170.º aniversário este ano. A curadoria da exposição está a cargo de Catarina Alfaro do Museu Casa das Histórias, em Cascais.

A propósito desta iniciativa é ainda exibido, no dia 28 de junho, o filme “Paula Rego, Histórias & Segredos, realizado pelo filho da pintora, Nick Willing, que conta a história da mãe, mulher, artista plástica e símbolo maior da arte portuguesa. O documentário é exibido, às 19h, na sala 7 dos Cinemas NOS.

A iniciativa “A Arte Chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano, com a parceria do Museu Coleção Berardo para a exibição de trabalhos de Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro. Seguiu-se a parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição “Andy Warhol – Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool”, da artista norte-americana Jen Lewin (2014), e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015). O ano passado, foi a vez da mostra de Terry O’Neill, “Faces of the Stars”.

Tudo o que precisa num único espaço