Roteiro para fugir à silly season na Grande Lisboa

Está por Lisboa neste querido mês de agosto e não sabe o que fazer? Apenas tem uma única certeza: quer fugir a sete pés dos magotes de turistas que invadem a cidade, certo? E se puder sorver um pouco da cultura e das tendências da capital (e não só) melhor ainda, correto? Sugerimos-lhe aqui duas mãos cheias de sugestões para fazer com amigos ou em família na Grande Lisboa durante todo o mês. Sim, que agosto é muito mais que silly season!
Noites de Verão, da Filho Único
Durante todo o mês, no jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC), rodeie-se de amigos para brindarem aos finais de tarde alfacinhas, com uma série de concertos e DJ sets. Sunsets que inspiram as melhores noites de verão!
Feira do Artesanato do Estoril
Até 9 de Setembro, a Feira do Artesanato mais antiga do país regressa ao recinto da FIARTIL. É assim há mais de 50 anos. E não é só artesanato. Há gastronomia, moda e música. Vá espreitar a 55.ª edição do certame.
Exposição “Do Tirar Polo Natural” – Museu Nacional de Arte Antiga
É a grande exposição de verão do MNAA, reúne cerca de 200 obras e mostra um olhar contemporâneo sobre a história do género. “Do Tirar Polo Natural” reúne obras de Almada Negreiros, Paula Rego, José Malhoa, Júlio Pomar, Susana Mendes Silva, Pedro Cabrita Reis, Alexandre O’Neill e Amadeo de Souza-Cardoso. Imperdível, certo?
Out Jazz
A 12.ª edição do Somersby Out Jazz regressa como um dos mais promissores festivais de rua gratuito. Cinco espaços verdes da capital recebem todos os domingos, às 17h, nomes do jazz e eletrónica, passando pelo hip hop, soul ou funk. Reserve já o seu lugar no relvado do Jardim da Torre de Belém, no Parque Keil do Amaral, em Monsanto, no Parque Eduardo VII, no Jardim da Estrela e no Jardim de Campo Grande.
Festival “O Sol da Caparica”
“Aqui vou eu para a Costa, aqui vou eu cheio de pica. De Lisboa vou fugir, vou para o Sol da Caparica”. Ponha-se à estrada a cantar este refrão e parta para mais uma edição do mais internacional festival de música portuguesa. A música dá à costa de 16 a 18 de agosto.
Exposição “Inimigo Exposto” – Passevite
Até 13 de Setembro, encontra o melhor das ilustrações de Nuno Saraiva para o suplemento Inimigo Público na galeria Passevite, uma colaboração que o ilustrador começou a desenhar em 2003. Entre os trabalhos expostos estão à venda 15 desenhos originais.
Cinema ao ar livre – Jardim do Torel
Em agosto, o Jardim do Torel é o palco do ciclo Cinema no Verão. Todas as sextas e sábados, leve a manta, estenda-a na relva e assista às sessões propostas com a família ou amigos. As sessões começam às 21h e não tem que comprar bilhete. Basta aparecer!
Exposição “Intemporalidades Sonoras” – Museu Municipal de Loures
Até final de outubro, a vida e obra do maestro e compositor Marcos Romão dos Reis Júnior, natural de Loures, estará patente no Museu Municipal da cidade, na Quinta do Conventinho. “Intemporalidades Sonoras” celebra o centenário do nascimento deste filho da terra.
Panorâmico de Monsanto
Depois de ter sido restaurante, bingo, discoteca, edifício de escritórios e armazém, o ovni desenhado pelo arquiteto Chaves da Costa tem uma nova vida: é um miradouro, mas não é um miradouro qualquer. Diz que tem a melhor vista de toda a cidade. O melhor é confirmar!