Rumo ao verão: o treino ideal

O exercício físico deve ser uma constante ao longo de todo o ano, mas a verdade é que, à medida que se aproximam os meses mais quentes, intensificam-se as idas ao ginásio. Pedimos ao instrutor de fitness Ricardo Nogueira dicas para tirar o máximo partido de cada treino.

Não faltam na internet treinos para conseguir os abdominais perfeitos, os glúteos sem sombra de celulite ou os braços musculados, mas mais do que seguir este ou aquele plano, importa falar com um profissional que acompanhe cada passo do treino. E um desses primeiros passos é conhecer cada “atleta”, seja quem chega pela primeira vez ou quem já trata o ginásio como a sua segunda casa.

Ricardo Nogueira, instrutor de fitness do Solinca, relembra a importância do treino funcional, um tipo de exercício que privilegia a utilização do peso corporal e de alguns equipamentos, como o TRX e a Kinesis. A ideia é construir um treino em circuito, que acione os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo a coordenação motora, a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio, a força e a aptidão cardiorrespiratória. As principais vantagens são um maior gasto calórico, em comparação com exercícios que trabalham grupos de músculos de forma isolada.

Seja qual for o tipo de treino, a ideia é vencer a preguiça e fazer desporto. São muitos os estudos que mostram que a prática de exercício físico tem impacto não só na saúde física e mental, como pode até aumentar a esperança média de vida! Está à espera de quê?

 

Tudo o que precisa num único espaço