Cinema: como a tecnologia mudou a forma de ver filmes

O mundo da tecnologia está constantemente a mudar e as inovações tecnológicas surpreendem-nos cada vez mais. Ir ao cinema deixou de ser um mero programa de domingo à tarde e passou a ser uma verdadeira experiência sensorial.

Todos gostamos de assistir a um bom filme, certo? E se for numa sala de cinema confortável, com um ecrã gigante à nossa frente e um balde de pipocas ainda melhor! Ir ao cinema é uma rotina para muitos portugueses –  e ainda mais para aqueles que não querem perder uma única estreia. Seja em família, com amigos ou com aquela pessoa especial, as idas ao cinema nunca passam de moda.

Com as novidades tecnológicas com que somos brindados todos os dias, as experiências cinematográficas estão a ficar cada vez mais emocionantes! Se, há alguns anos, os filmes 3D eram o último grito da moda no que à tecnologia diz respeito, desde então muito se tem inovado neste campo. Salas com verdadeiras experiências VIP, projeções a quatro dimensões ou ecrãs maiores que nunca estão a mudar a forma como vemos os filmes.

A tecnologia IMAX foi a mais recente a aparecer. Disponível desde 2013 no Centro Colombo e há dois anos no CascaiShopping, o IMAX é um formato de filme criado pela empresa canadiana IMAX Corporation, que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores e com uma melhor resolução do habitual. Este formato foi mostrado pela primeira vez na Expo Osaka, no Japão, em 1970, e a primeira instalação permanente de IMAX foi no cinema Cinesphere, em Toronto. A estreia foi em maio de 1971 e o filme exibido foi North of Superior.

Ver um filme em IMAX é uma experiência verdadeiramente imersiva, onde tudo – do filme até à sala – foi personalizado para nos fazer acreditar que fazemos parte da ação. O ecrã é ligeiramente curvo, ocupando a parede toda (de lado a lado e do chão ao teto), e é maior que o campo de visão do espetador, dando a sensação que somos um dos personagens.

O som e a imagem também evoluíram… e muito. A sala está acusticamente preparada para apresentar sons mais precisos e realistas e com maior dinamismo. Quanto à imagem, todos os filmes são remasterizados digitalmente, o que a torna mais brilhante, mais realista e com mais profundidade.

Se ainda não teve oportunidade de experimentar esta nova forma de ir ao cinema, aproveite e vá ao nosso Centro ver o filme Maléfica – Mestre do Mal, que está disponível em IMAX.

Tudo o que precisa num único espaço