Renove a sua rotina de skincare em 2024

Conheça cinco sugestões simples para tornar a sua rotina de cuidado da pele mais amiga do ambiente.

Novo ano, novos hábitos de autocuidado para enfrentar os dias com mais confiança. Descubra 8 cuidados faciais para 2024 e dicas para uma rotina de skincare sustentável.

Mais do que uma preocupação estética, a rotina de skincare é um processo de autocuidado e de saúde, quer mental como física. Descubra 8 cuidados faciais para 2024 e ainda dicas simples para tornar a rotina de skincare mais sustentável.

 

8 dicas essenciais para o cuidado da pele

Criar e manter uma rotina de skincare eficaz é fundamental para manter a saúde da sua pele. Os cuidados a ter dependem do seu tipo de pele e das suas necessidades específicas, mas pode já começar a implementar estas orientações.

 

1. Conheça o seu tipo de pele

Conhecer o seu tipo de pele é o primeiro passo para estabelecer uma rotina de skincare eficaz. As peles oleosas requerem produtos matificantes, que controlem a oleosidade. Já a pele seca precisa de produtos ricos em agentes hidratantes, como ácido hialurónico. Por outro lado, a pele mista, que combina características dos dois tipos anteriores, deve receber um produto mais leve nas áreas secas e um produto matificante nas áreas mais oleosas. Por fim, a pele sensível, propensa a irritações e reações alérgicas, precisa de produtos suaves e hipoalergénicos, sem perfume e ingredientes que possam ser irritantes.

 

2. Limpeza de pele adequada

Faça uma limpeza de pele duas vezes por dia, de manhã e à noite, para remover impurezas, oleosidade e resíduos de maquilhagem, e também para preparar a pele para os cuidados subsequentes. Use água morna, para não remover os óleos naturais da pele e para ajudar a abrir os poros. Abranja também a área do pescoço. Quando secar, faça-o sem esfregar, para evitar irritações.

 

3. Esfoliação

A esfoliação é um passo importante na rotina de cuidado da pele, pois ajuda a remover as células mortas, desobstruir os poros e promover a renovação celular. Uma esfoliação regular pode deixar a pele mais suave, luminosa e preparada para absorver melhor os produtos de skincare.

Para a maioria das pessoas, esfoliar uma ou duas vezes por semana é suficiente. No entanto, as peles sensíveis podem precisar de uma esfoliação menos frequente. Não aplique esfoliante na pele à volta dos olhos, pois é uma área mais delicada e pode reagir de forma adversa.

 

4. Hidratação

A hidratação é um passo essencial na rotina de skincare, independentemente do tipo de pele. Ajuda a manter a barreira natural da pele, prevenir a desidratação e proporcionar um aspeto mais saudável e radiante. Aplique o hidratante logo após a limpeza. Use um creme de dia para proteger a pele ao longo do dia e um creme de noite para regenerar a pele enquanto dorme. Considere também aplicar um sérum facial, especialmente se for necessário um impulso extra de hidratação.

 

5. Proteção solar

A exposição solar excessiva está associada ao envelhecimento precoce da pele, rugas, manchas e aumenta o risco de cancro. É importante aplicar protetor solar diariamente, mesmo durante o inverno. Existem produtos especialmente concebidos para proteger o rosto e outros para proteger os lábios. Ao tornar a proteção solar uma parte essencial da sua rotina diária de skincare, estará a investir na saúde da sua pele e a prevenir danos causados pelos raios UV.

 

6. Tratamentos específicos

Se necessário, adicione tratamentos específicos à sua rotina de cuidados com a pele. Alguns casos particulares, como acne, manchas, rugas ou textura irregular podem precisar de procedimentos especializados. Consulte um dermatologista para ajudar a identificar as necessidades específicas da sua pele e para receber a melhor recomendação de tratamento.

 

7. Alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada tem um papel significativo na saúde em geral, e isso reflete-se no estado da pele. Deve privilegiar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, que ajudam a combater os radicais livres. O ómega-3 ajuda a manter a integridade da membrana celular, e pode ser encontrado em peixes como o salmão ou o atum.

Além disso, a proteína magra é importante para promover a regeneração celular e para manter a firmeza e a elasticidade da pele. São exemplos peito de frango, peixe, ovos e legumes. Assegure também uma boa ingestão vitamínica, especialmente a vitamina A e C. Reduza o consumo de açúcar e alimentos processados, pois estão associados a processos inflamatórios que envelhecem a pele.

 

8. Hidratação interna

A hidratação adequada da pele não depende apenas de cuidados tópicos, mas também da ingestão adequada de água. Manter uma hidratação eficaz a partir do interior é fundamental para uma pele saudável e radiante.

A quantidade de água recomendada varia de acordo com vários fatores, mas a referência diária apontada pela Organização Mundial da Saúde sugere que adultos sedentários bebam 2,2 litros (mulheres) e 2,9 litros (homens). Já as pessoas fisicamente ativas devem beber até 4,5 litros.

Por isso, não espere pela sede e tenha sempre consigo uma garrafa de água. Se tiver dificuldade em beber água, experimente aromatizá-la com gotas de limão, sem açúcar, ou com cascas de fruta.

 

Skincare: como tornar a sua rotina mais sustentável

Cuidar da pele pode gerar grandes desperdícios, seja porque se opta por produtos que vêm em embalagens que não podem ser recicladas, ou por causa dos produtos de uso único. Assim, damos-lhe a conhecer cinco passos que pode seguir para tornar a sua rotina mais simples e, ao mesmo tempo, mais consciente.

 

1. Evite produtos de uso único

Toalhitas desmaquilhantes, discos de algodão e cotonetes são habituais nas rotinas de beleza. No entanto, são produtos que geram bastante lixo, pois só são usados uma vez. A maior parte das toalhitas, por exemplo, é feita de poliéster, que pode demorar centenas de anos a decompor-se. Já o algodão, apesar de ser compostável, envolve um uso muito elevado de água e componentes tóxicos no seu processo de fabrico. E as hastes de plástico dos cotonetes podem ir parar aos oceanos, prejudicando a vida marinha. Contudo, há já alternativas no mercado, como toalhitas biodegradáveis e cotonetes com hastes de bambu. No caso do algodão, evite ao máximo o seu uso, e pode optar, em alternativa, por discos feitos em tecido que são laváveis e reutilizáveis.

Para além destes produtos, há outros que fazem parte da rotina de skincare e que podem ser muito prejudiciais ao ambiente, como as máscaras faciais que vêm em embalagens de uso único. Se tem por hábito usar estes produtos no seu dia-a-dia, prefira as embalagens maiores e feitas com materiais que podem ser reciclados ou reutilizados, como o vidro, o papelão, o alumínio ou o plástico reciclável.

 

2. Opte por cosméticos sólidos

Apesar de o seu uso ainda não estar massificado, há cada vez mais pessoas a optar pelos cosméticos em barra. Os produtos para o cabelo foram os primeiros a aparecer, mas já existem no mercado opções tão variadas como desodorizantes, sabões de limpeza ou tónicos em versão sólida. Estes produtos são mais sustentáveis, já que vêm em embalagens feitas de papel reciclável ou compostável.

 

3. Tenha em atenção a lista de ingredientes

Os recursos do planeta não são infinitos. A exploração descontrolada de plantas para se conseguir ingredientes para a criação de cosméticos tem consequências devastadoras para o ambiente e, além disso, estes recursos são limitados e, mais cedo ou mais tarde, vão-se esgotar. O óleo de argão, por exemplo, tomou de assalto a indústria cosmética, mas há um limite à quantidade deste ingrediente que se pode produzir. Assim, quando for comprar os seus cremes, tónicos e máscaras, tenha em atenção o que está escrito na lista de ingredientes: troque o óleo de argão pelo de abissínia e prefira os produtos à base de extratos marinhos e algas.

 

4. Use o produto ao máximo

Quando um produto chega, aparentemente, ao fim, o normal a fazer é deitar a embalagem fora, principalmente se for de tubo. No entanto, podemos garantir-lhe que lá dentro ainda há bastante produto para mais umas quantas aplicações. O truque é pegar numa tesoura e cortar a embalagem ao meio para aproveitar tudo até ao fim. Esta é uma regra que vai poupar muito o ambiente e a sua carteira.

Por outro lado, se comprou um produto mas não se conseguiu adaptar, há formas de lhe dar um novo uso: um creme facial pode passar a ser usado no corpo, por exemplo. Em última alternativa, pode também dar o produto a outra pessoa.

 

5. Escolha marcas ecologicamente responsáveis

Hoje em dia é fácil saber que marcas escolhem os ingredientes e as embalagens mais sustentáveis. Por norma, todos os produtos ecologicamente responsáveis têm essa indicação na embalagem, pelo que poderá facilmente decidir quais são as melhores opções. Para além disso, assegure-se também que a marca não faz testes em animais. E caso não encontre essa indicação na embalagem, basta ir ao site da marca pesquisar.

 

Centro Colombo, tudo o que precisa para os cuidados faciais para 2024

Com estas dicas para o cuidado da pele e para tornar a rotina de skincare mais sustentável, poderá cuidar melhor de si e sentir-se na sua melhor versão. No Centro Comercial Colombo, pode contar com várias lojas especializadas em cuidados da pele. Visite-nos, converse com os especialistas para obter recomendações especificas de produtos para a sua pele. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço