O universo de “Peter Pan” está a chegar à exposição de Paula Rego

A exposição “Mundo Fantástico de Paula Rego”, que decorre até 27 de setembro, na Praça Central do Colombo, vai mudar. A partir do dia 22 poderá descobrir aqui as obras da série “Peter Pan”. Motivo mais do que suficiente para uma nova visita!

Dia 22 de agosto, as obras inspiradas no livro “Jane Eyre”, de Charlotte Brontë, vão dar lugar a 21 novas gravuras de Paula Rego, desta vez influenciadas pelo universo de Peter Pan. Esta nova coleção junta-se à série “Prince Pig” (que resultou num livro infantil de Isabel Minhós Martins, 2006), “Shakespeare’s Room” (2006), “The Cigarette” (2006)”, “Gata Branca” (1994), e à peça central, “A Fada Azul conta um segredo ao Pinóquio” (1996).

A artista tem feito um percurso que cruza frequentemente o universo das histórias pessoais com os contos tradicionais, com a literatura, o teatro ou o cinema infantil. E é exatamente por esta sua abordagem, pessoal, que as histórias ganham uma dimensão maior.

O seu interesse por estas áreas começa a manifestar-se por volta dos anos 1950 – 1960. No entanto adensa-se a partir de 1976, quando Paula Rego ganha uma Bolsa da Fundação Gulbenkian para aprofundar o estudo dos contos tradicionais e dos contos de fadas. Para isso, a artista ruma aos museus e bibliotecas londrinos, reunindo um grande conjunto de imagens de histórias, do século XVII ao início do século XX, que seriam posteriormente reproduzidos por si.

É neste contexto que a artista acaba por ilustrar o conto infantil Peter Pan, escrito em 1911 por J.M. Barrie e que chega a Portugal, em 2005, pela editora Cavalo de Ferro, com tradução de José Manuel Lopes. É com base neste livro, que chegam à Praça Central do Colombo, as novas 21 gravuras que substituirão a série dedicada a “Jane Eyre”.

Mais um motivo para conhecer de perto a vida e obra da mais prestigiada artista contemporânea portuguesa. No seu Colombo.

Tudo o que precisa num único espaço